Rio de Janeiro, 23 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Nesta última quinta-feira (21/07/2022) uma livraria carioca foi destruída por incêndio. Descubra agora no blog Diário Prime tudo sobre esse ocorrido, que causou uma perda cultural devastadora para a cidade do Rio de Janeiro.
Livraria carioca destruída por incêndio
É indiscutível que uma livraria guarda mais do que apenas livros, ela guarda cultura, histórias e muito amor. Desse modo, quando por algum motivo isso se destrói toda população sofre com a perda.
Infelizmente, uma livraria tradicional de codinome Belle Époque sendo tomada pelo fogo. Portanto, tudo que havia dentro dela acabou virando cinzas, inclusive obras inéditas de artistas que já se foram, como o escritor Machado de Assis.
O fogo rapidamente contido
Felizmente, o corpo de bombeiro conseguiu chegar rápido ao local do incêndio. Desse modo, as chamas sendo contidas rapidamente. Evitando assim, que o estrago do local atingido fosse ainda maior.
Sempre há o lado positivo
Apesar de ter sido uma grande perda para os leitores, a boa notícia é que ninguém ficou ferido no incêndio. Portanto, esse motivo que precisa ser comemorado, uma vez que, como o fogo foi intenso poderia ter causado facilmente danos maiores.
Outro ponto importante é que o fogo não se alastrou para outros imóveis. Além disso, a estrutura do espaço não sendo afetada. Desse modo, a livraria poderá esta sendo totalmente recuperada e consequentemente voltar as atividades antigas em breve.
As arrecadações já estão sendo feitas
Após o incêndio já sendo instaurada uma campanha virtual que tem como objetivo arrecadar fundos para reconstruir a Belle Époque. Esse projeto atingiu livreiros do Brasil todo que já estão fazendo movimentações para reerguer o espaço.
Para fazer as doações, basta acessar a página da livraria. Os arrecadadores estão aceitando pix ou transferência de qualquer valor. Portanto, qualquer ajuda bem vida desde que ela venha de coração.
Agora, há uma mobilização para ajudar a empresa a se reerguer. O apoio pode ser feito em nome do próprio Ivan Costa via vaquinha online ou via pix: 21976257600. Além de ser a única livraria da região, a Belle Époque também movimentou a cena cultural local ao promover noites, feiras e lançamentos de livros.
O que causou o incêndio?
Até o momento não definida a causa exata do incêndio. Contudo, os funcionários do local informaram que nesta semana já havia queimado um ventilador, logo, isso faz com que seja levantada a hipótese de que o principal motivo a fiação inadequada.
Comentários estão fechados.