Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Enem em Minas Gerais: a prova não foi adiada, mas muitos candidatos não fizeram

Aproximadamente 300 mil inscritos não participaram do primeiro dia do Enem

O Enem em Minas Gerais teve o seu primeiro dia de provas ontem (17/01) com situações inusitadas, tal como em todos os anos. Entretanto, dessa vez, cenas atípicas e que não deveriam acontecer, puderam ser vistas em muitos locais. Por exemplo, o percentual dos candidatos ausentes alcançou 52%, o que está acima da média brasileira.

Assim, leia também: Dupla Bavi Corre Risco De Rebaixamento Nas Séries A E B

A aplicação da prova do Enem em Minas Gerais se deu em 1.383 locais, distribuídos nos 188 municípios
A aplicação da prova do Enem em Minas Gerais se deu em 1.383 locais, distribuídos nos 188 municípios – Foto: Canva Pro

Essa abstenção de mais da metade dos candidatos, certamente teve influência forte da pandemia do novo Coronavírus. Ao todo, foram 568.560 inscritos, mas 300.037 não compareceram ou não entraram para fazer a prova do Enem em Minas Gerais.

Medo com relação à pandemia traz ausência de candidatos para a prova do Enem em Minas Gerais

O domingo (17/01) foi marcado pelo medo – em vários sentidos – dos estudantes. Alguns candidatos ao Enem de 2020 estavam receosos, pois, com a pandemia, não se prepararam como deveriam.

Outros tantos inscritos simplesmente tiveram receio de passar horas em uma sala com outras pessoas. Afinal, mesmo seguindo as recomendações de segurança com relação ao contágio do Covid-19, havia riscos.

Por isso, vários indivíduos que foram até os locais de prova notaram que as salas não estavam preenchidas com suas capacidades máximas. Ao contrário, estavam com número bem reduzido de candidatos.

Várias pessoas simplesmente não compareceram, entretanto, outras não puderam entrar por diversos motivos. Os portões foram abertos 30 minutos antes do horário para que não acontecessem aglomerações.

Os efeitos causados pela pandemia

Adiaram as provas de 2020 para essa data já por conta da pandemia. Mas, tal fato talvez tenha tornado as provas piores para alguns estudantes.

Vários inscritos estão doentes, outros com medo da doença. Além do mais, a demanda de quem precisou conciliar o home office com estudos foi grande. Tudo aconteceu atipicamente e causou transtornos em quem não soube lidar com a mudança.

A ansiedade, então, tomou conta dos candidatos. Entre tantas dificuldades, perdeu-se a esperança e confiança nos estudos, já que o ensino nas escolas e cursinhos foi comprometido.

Portanto, confira mais: Alvo do Arsenal, Neto se tornaria o 5º goleiro brasileiro no futebol inglês

Essa abstenção de mais da metade dos candidatos, certamente teve influência forte da pandemia do novo Coronavírus
Essa abstenção de mais da metade dos candidatos, certamente teve influência forte da pandemia do novo Coronavírus – Foto: Canva Pro

Como foi o primeiro dia de prova

A aplicação da prova do Enem em Minas Gerais se deu em 1.383 locais, distribuídos nos 188 municípios. Para comportar o número de inscritos, preparou-se mais de 21.000 salas onde o exame seria feito.

Mesmo os candidatos sabendo das regras, eliminaram-se diversos por conta de porte de equipamentos eletrônicos. Outros saíram antes dos horários determinados, não respeitaram as normas de segurança, bem como orientações repassadas pelos fiscais.

Neste domingo (17/01), os temas das provas se relacionaram com linguagem, código e tecnologias, redação e ciências humanas. O tema tão aguardado e cogitado da redação, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, pegou alguns estudantes de surpresa.

O próximo dia de provas do Enem em Minas Gerais será no dia 24/01 (domingo). As avaliações nesse dia serão de matemática e ciências da natureza.

Dessa forma, não deixe de verificar: Aos 35 anos, Diego Souza é o artilheiro isolado da temporada 2020/2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.