Take a fresh look at your lifestyle.

Dúvidas sobre a vacinação em Curitiba; confira

A vacinação em Curitiba começou hoje (20/01) e com ele veio diversas dúvidas em relação as doses, o laboratório e outras mais. No entanto, neste post vamos sanar alguns grandes questionamentos em relação a esse assusto quem tem dado muito o que falar.

Portanto, você também pode gostar de: Três cidades mais afetadas pela chuva forte em SC completam 1 mês ainda com…

Dúvidas Aqui esclarecemos algumas dúvidas sobre a vacina. (Imagem: Adobe Stock)

De fato, com a vacina começando a ser aplicada. Diversas fake news começaram a aparecer pelas mídias. Portanto, é importante que as dúvidas em relação a esse assunto sejam devidamente esclarecidas. Para que dessa forma, não haja dúvidas na hora da aplicação.
Duvidas frequentes
Então, serão 24,4 mil doses da vacina Coronavac para a vacinação emergencial em Curitiba. Com isso vários questionamentos apareceram, entre eles estão os seguintes:
É obrigatório tomar a vacina?
A principio não, no aplicativo Saúde Já, que é por onde a prefeitura vai informar quem está na hora de tomar a vacina. Existe uma opção “Não desejo me vacinar”. Desta forma, o agendamento será feito para outro.
Posso escolher qual vacina tomar?
A principio, temos a Coronavac, Oxford/Astrazeneca e outras, mas não, você não pode escolher qual deseja tomar. Pode ocorrer a aprovação de outras vacinas. No entanto, quando for feito o seu agendamento, a aplicação será da vacina disponível.
Como provar a comorbidade para a prioridade na vacinação?
Esses fatores que vão te garantir a prioridade são por ordem de risco para complicações da covid-19. A comprovação vai ser feita por pelo prontuário dos pacientes que fizeram atendimento pelo SUS.

Entretanto, quem não tiver vínculo como SUSU deve apresentar indicação médica, exames ou receitas de medicamentos dos últimos 90 dias. Essa apresentação deve ser feita pelo aplicativo Saúde já.

Feito isso, os documentos vão passar por uma analise. Se houver aprovação, vai ser feito o agendamento. Mas ainda será por ordem de idade, dos mais velhos para os mais novos.

Então, continue lendo em nosso blog: Avenida Afonso Pena fechou em Belo Horizonte por protestantes
Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Essa é uma das maiores dúvidas. Isso vai depender de cada vacina. No entanto, leva em torno de 3 semanas no mínimo para a imunização.
Quanto tempo ficarei imunizado?
Ainda não se sabe ao certo, pois essa vacina da covid-19 será aplicara emergencialmente. Para saber dessa informação exata, é necessário que uma pesquisa seja feita, com as pessoas vacinadas.
Posso parar de me proteger depois da vacina?
Definitivamente não! Todas as medidas de proteção que temos agora devem continuar mesmo depois de ser vacinado. Afinal, mesmo com a vacina chegando, ainda estamos distantes do fim da pandemia.
Vou tomar a segunda dose do mesmo laboratório?
Essa é de fato uma das dúvidas mais frequentes. A prefeitura está garantido que a segunda dose seja do mesmo laboratório. Quando a segunda dose estiver disponível, o aplicativo também vai avisar.

Enfim, essas foram algumas das grandes dúvidas em relação a vacina. Com essas informações, esperamos que esteja mais confiante na hora da sua vacinação. Evite acreditar em noticias duvidosas na mídia.

Ademais, leia também em nosso blog: Primeiro lote da vacina contra covid-19 em SC já está em Florianópolis…

Comentários estão fechados.