Take a fresh look at your lifestyle.

CNH do Brasil é reconhecida por lei e passa a valer em Portugal

Descubra que CNH do Brasil é reconhecida por lei

Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2022, por Priscila Lívia — CNH do Brasil é reconhecida por lei e passa a valer em Portugal. Então, se você vai viajar ou morar em Portugal, acompanhe agora no Blog Diário Prime tudo sobre essa mudança, que vai facilidade bastante a vida dos brasileiros.

CNH do Brasil é reconhecida por lei e passa a valer em Portugal

O Decreto-lei número 46 de 2022 estabeleceu que, os brasileiros vão poder utilizar as suas CNH do Brasil é reconhecida por lei e passa a valer em Portugall. Desse modo, quem pretende morar na Europa já tem menos uma preocupação.

A partir de quando essa lei vai valer?

O benefício sendo concedido a partir desta segunda-feira (01/08/2022). Portanto, se você é brasileiro e mora em Portugal já pode começar a se preparar para fazer aquele passeio de carro.

Quais são os requisitos?

Para ser beneficiário dessa mudança, o individuo precisa ter o título de condução estrangeiros, recentes ou renovado há no máximo quinze anos. Além disso, o motorista não pode ter mais de sessenta anos de idade.

Outro ponto importante é que a norma só vale para transportes que levem até oito pessoas. Ou seja, motos, carros, triciclos, ademais e outros. Então, nada de tentar comprar um ônibus, hein?

Antes da revisão dos regulamentos rodoviários, os brasileiros e outros estrangeiros tiveram que mudar suas carteiras de motorista para portuguesa para poder dirigir legalmente em Portugal. As alterações devem-se efetuadas no prazo de 90 dias a contar da data da autorização de residência em Portugal.

Ao final dessa fase inicial, os motoristas podem solicitar a substituição da carteira de habilitação em até dois anos, mas não têm o direito de dirigir com documentos emitidos pelo Brasil e outros países. A partir desse momento, perderam o direito de alterar automaticamente a CNH a partir da data de obtenção da autorização de residência portuguesa. Mais: Eles devem passar por um teste prático de direção.

E se a CNH estiver vencida?  

Os brasileiros que estiverem com a CNH vencida, podem emitir uma carta pelo IMT ou tentar renovar a própria carteira pelo Brasil. Desse modo, se você já estiver com viagem prevista para a terra brasileira, essa pode ser uma boa opção.

Qual o benefício dessa lei?

Existem várias vagas de emprego em Portugal que exigem carteira de habilitação. Portanto, essa norma vai melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, fomentando empregos e diminuindo a desigualdade social.

Outro fator importante é que ter um meio de transporte próprio, muitas vezes é essencial a depender da região que você more. Desse modo, os brasileiros vão conseguir se locomover de forma mais rápida para questões emergenciais ou rotineiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.