Rio de Janeiro, 17 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Deputados em Brasília irão voltar a discutir sobre a tolerância zero para a criminalidade. Brasília discutira tolerância zero para criminalidade no rio. Políticos destacam que método foi eficaz nos Estados Unidos contra a violência, e veja no blog Diário prime qual será o avanço se implementado no Brasil.
Brasília discutira tolerância zero para criminalidade no rio
O congresso nacional afirmou que nos próximos dias irá retomar as discursões sobre a Tolerância Zero, e como pode começar a ser implementada no Brasil. O principal objetivo é reduzir os níveis de violência principalmente os cometidos por menores de idade.
Deputados federais apoiadores da mudança alegam que conceito é eficaz, pois quando implementado nos Estados Unidos da América, proporcionou a redução de mais de 60% dos casos de violência.
Além da movimentação da Câmara Federal, há uma grande mobilização de deputados estaduais do Rio de Janeiro mostrando apoio para as mudanças. Todos os apoiadores a favor de que a mudança aconteça, apenas afirmam que basta todos os governos se unirem e “querer fazer algo” para o bem de todos.
O que seria a Tolerância Zero?
A teoria da Tolerância Zero tem em seu conceito que nenhum tipo de crime deve ficar impune. E que sempre se devem punir com extremo rigor para que possa servir de exemplo para os demais e não volte a acontecer frequentemente.
Deste modo acredita-se que criminosos iniciantes, retirados de circulação antes que começassem a praticar crimes com mais gravidade. Mesmo com especialistas criticando a utilização dessa metodologia, já que grupos moradores de periferia podem ser os mais prejudicados.
Outros afirmam que a implementação desta teoria seria a única saída para uma mudança nos gráficos de violência no Brasil. E que se a teoria funcionou com positividade nos outros países, também seria benéfico para nosso dia a dia.
Poderia ser o início da mudança
Para apoiadores da mudança o grande início da implementação seria a aprovação da redução da maioridade penal. Já que poderia aplicado penas exemplares em jovens de 14 anos que começam a praticar pequenos delitos. Então com o tempo só vão piorando a gravidade.
Palavras do Gurgel ao jornal O Dia.
“O Rio de Janeiro, por exemplo, perdeu empresas para outros Estados por causa da violência, que também é a culpada por um enorme peso fiscal para o Estado com a morte e mutilação de policiais. Um peso previdenciário muito grande para o Estado, que se materializa em uma dor muito grande para a família, e um desestímulo muito grande para as forças de Segurança Pública. As pessoas que são vítimas da violência também se tornam escravas do crime organizado e da violência. Então, quando a gente fala de Tolerância Zero, nós estamos falando de não permitir armas nas mãos de bandidos também, e por isso, as penas, por exemplo, para o tráfico de drogas precisam ser triplicadas“.
Comentários estão fechados.