Take a fresh look at your lifestyle.

Brasileirão 2020: qual é a pontuação necessária para ser campeão? Veja aqui

Conheça os cálculos de probabilidade para o título nacional de 2020

O Brasileirão 2020 está faltando dez rodadas para ser finalizado. Com o São Paulo na liderança e mais cinco times ainda sonhando com a conquista, qual será a pontuação necessária para ser campeão da atual edição da Série A? Saiba aqui hoje (10/01).

O São Paulo é o líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 56 pontos, antes de entrar em campo na tarde deste domingo. Estão correndo atrás da equipe tricolor times como Internacional, Atlético Mineiro, Flamengo, Grêmio e o Palmeiras.

Independentemente da atual pontuação do líder da competição, existem cálculos feitos por matemáticos especialistas em probabilidades do futebol que explicam quantos pontos um time precisa fazer para levantar a taça de campeão do maior campeonato de futebol do Brasil na atual edição de 2020.

Leia mais: Caso vença mais um título, Palmeiras deve receber bolada da Crefisa

Os cálculos são feitos baseados em probabilidades que variam a cada ano, mas são resultados do que é esperado que aconteça na atual edição do Brasileirão, mas também leva em conta o histórico da pontuação que foi necessária para ser campeão entre os anos de 2006 a 2019.

Qual a pontuação necessária para ser campeão do Brasileirão 2020? Veja aqui Qual a pontuação necessária para ser campeão do Brasileirão 2020? Veja aqui (Foto: CBF)
Afinal, qual é a pontuação necessária para ser campeão do Brasileirão 2020?
A equipe de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das mais prestigiadas no Brasil quando o assunto é probabilidades de futebol.

Anualmente, inúmeros veículos de comunicação espalhados pelo país utilizam os cálculos de probabilidades para entender o atual panorama da competição e o que pode acontecer daqui para frente nas competições nacionais.

No caso do Campeonato Brasileiro, é necessário fazer 81 pontos para conquistar o título do Campeonato Brasileiro sem depender de nenhum outro resultado.

De acordo com os cálculos matemáticos, essa pontuação dá 100% de chances de um time ser o campeão brasileiro da atual temporada de 2020.

No entanto, faltando 30 pontos para serem disputados nas últimas dez rodadas, dificilmente um time conseguirá obter aproveitamento próximo da perfeição para atingir essa pontuação.

Sendo assim, existem outros cálculos que apontam pontuações que possuem probabilidade acima de 91% de garantirem o título nacional de 2020.

Pontuações com altas probabilidades de ser campeão

72 pontos – 91,9%
73 pontos – 96,2%
74 pontos – 98,4%
75 pontos – 99,3%
76 pontos – 99,7%
77 pontos – 99.93%
78 pontos – 98,98%
80 pontos – 99,99%

Leia também: Covid-19: São Paulo e Corinthians disponibilizam o estádio para vacinação

Ou seja, é possível afirmar que dificilmente um time com pontuação a partir de 72 pontos não será campeão do Brasileirão 2020.
Times com maiores chances de ser campeão neste momento
Líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo é quem possui 60% de chances de conquistar o título da competição.

Com 56 pontos e 10 jogos para disputar, o time são-paulino precisaria de mais 16 pontos para ficar com quase “duas mãos na taça”.

Equipes com chances de título:

São Paulo – 60%
Atlético Mineiro – 11,8%
Internacional 8,3%
Flamengo – 7,7%
Grêmio – 7%
Palmeiras – 4,9%

Jogos deste domingo
O São Paulo vai encarar o Santos, dentro de casa, em um clássico fundamental para o futuro do time tricolor na busca pelo título.

Já o Flamengo, quarto colocado, receberá a visita do Ceará.

Por sua vez, o vice-líder Internacional terá pela frente um duelo diante do Goiás, também dentro de casa.

Leia ainda: Corinthians Usa Sete Jogadores Promovidos Do Time Sub-20 No Elenco Profissional

Comentários estão fechados.