Atlético-MG é o pior visitante entre os times que concorrem ao título brasileiro

Desempenho como visitante afasta Atlético-MG da disputa pelo título

Depois de vencer dois jogos seguidos dentro de casa, o Atlético-MG visitou o Goiás, nesta 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e sofreu uma dolorosa derrota por 1 a 0. Além de um revés sofrido para um time que jogava suas últimas fichas contra o rebaixamento, o placar mantém a campanha negativa do Galo como visitante nesta Série A. Saiba todos os detalhes hoje (04/02).

Considerado como um dos grandes favoritos ao título de campeão brasileiro da atual edição do Brasileirão 2020, o Galo é quem mais conquista pontos quando atua dentro de seus domínios, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Desempenho como visitante afasta Atlético-MG da disputa pelo título Desempenho como visitante afasta Atlético-MG da disputa pelo título (Foto: Divulgação / Atlético)
Campanha em casa impressiona, mas é insuficiente para brigar pelo título
A campanha atleticana na Série A, que mantém o time entre os três primeiros colocados durante a maior parte da competição, tem justamente o fator mando de campo como principal motivo. Isso porque, o time dirigido por Sampaoli conquistou mais de 82% dos pontos que disputou em Belo Horizonte.

O reflexo disso é o fato de 42 dos 60 pontos conquistados pelo Atlético Mineiro nesta Série A terem sido obtidos quando atua dentro de casa.

Ou seja, o Galo manteve o histórico de ser um mandante forte mesmo em um ano marcado por ausência de público nos estádios.

No entanto, o retrospecto alvinegro jogando longe de casa tem sido um enorme fator para que o Atlético esteja longe do líder Internacional e com poucas chances de título restando mais quatro jogos a serem disputados na Série A.

Leia mais: Campanha como visitante mantém Flamengo na luta pelo título brasileiro
Confira agora qual é o retrospecto do Atlético-MG como visitante no Brasileirão 2020
Somar pontos fora de casa é um fator que permite que qualquer time consiga lutar por posições altas no Campeonato Brasileiro. Desde que também pontue em casa, é claro.

Mas, somar pontos apenas dentro de casa dificilmente fará com que uma equipe consiga chegar ao título de campeão brasileiro. O Atlético Mineiro demonstra essa tese na prática durante o Brasileirão.

Enquanto Flamengo e Internacional são os times que mais pontuam fora de casa – e estão nas primeiras posições – o Atlético Mineiro é apenas o 12º no ranking dos melhores visitantes.

Em 17 jogos disputados como visitante, o Galo tem aproveitamento de apenas 35,29% dos pontos disputados. Portanto, uma campanha distante do que é exigido para chegar às rodadas finais com chances reais de título.

O Atlético Mineiro somou apenas 18 pontos jogando como visitante na Série A. O retrospecto é de cinco vitórias, três empates e o alto número de nove derrotas.

Os números são inferiores aos de times como Ceará, Atlético Goianiense, Athletico Paranaense e Corinthians, que estão no meio da classificação e chegaram a disputar contra o Z-4 no primeiro turno.

Leia também: Boca grande e bola fora: veja 6 vacilos de Thiago Neves
E quais são as chances de título do Galo após perder para o Goiás?
Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), O Atlético-MG tem apenas 2,6% de chances de conquistar o título de campeão brasileiro nesta altura da competição.

Mas, é válido ressaltar, que essa é a probabilidade antes de Internacional e Flamengo jogarem nesta quinta-feira, 04 de fevereiro.

Caso algum dos dois times vença, as chances do Atlético devem ser reduzidas a menos do que 1%.

Leia ainda: 10 jogadores livres no mercado que poderiam reforçar clubes brasileiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies