Rio de Janeiro, 09 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Já sou soube sobre atividades extracurriculares que serão oferecidas a alunos da rede municipal do Rio de Janeiro? Confira no blog Diário prime a nova proposta para manter as crianças nas escolas. Afinal, a construção do pensamento não pode parar.
Descubra, atividades extracurriculares que serão oferecidas a alunos da rede municipal do Rio de Janeiro: socializar e educar
Quando há uma pausa dos estudos, as crianças ficam desestimuladas. Em especial, porque sua rotina muda e elas tendem a perder o ritmo que tinham antes. Entretanto, é uma pausa necessária para seu desenvolvimento. Cabe aos pais e responsáveis prezar pelo oferecimento de estímulos motivadores do aprendizado.
O programa de férias escolares será executado em 37 unidades distribuídas por 11 coordenadores regionais (CREs) e visa construir conexões entre os alunos por meio de oficinas como:
- Inovação e Tecnologia
- corpo e exercício
- construção do pensamento
- linguagem e comunicação
- Arte e Musicalização.
A oficina terá início na próxima segunda-feira (11) e terminará na próxima sexta-feira (15). As aulas acontecem diariamente das 8h30 às 12h.
Como vai funcionar a proposta das atividades extracurriculares no Rio de Janeiro?
As inscrições se encerram no dia 8/07 e as aulas começam na segunda feira. 11/07. Como a oferta é para os estudantes da rede pública, será liberado o Riocard aos inscritos. Além disso, eles terão um lanche na chegada e almoço na saída.
Entre as atividades propostas estão oficinas com temas como música, construção de pensamento, arte, corpo e movimento, comunicação e, por fim, inovação e tecnologia. Ademais, voltadas a estudantes Ensino Primário ao Ensino Fundamental II.
Todas as atividades se iniciam às 8:30 e se encerram às 12:30. Sobretudo, acompanhados e assistidos por professores e agentes da educação especial. Dessa forma, situações de desconforto e atrito facilmente contornadas e trabalhadas.
Qual é o objetivo dessa proposta no meio das férias?
Crianças precisam de estímulos o tempo todo. Assim, suas mentes continuam trabalhando e o processo de aprendizagem se torna mais produtivo. Por isso, atividades extracurriculares são o foco dessa proposto.
Por meio das oficinas, os estudantes aprenderão brincando e conversando. Além disso, a socialização com colegas será muito benéfica. Afinal, uma das funções da escola também é proporcionar um ambiente de relações sociais entre crianças de mesma faixa etária.
Quando aprendem com essas atividades lúdicas, a sua imaginação melhor desenvolvida. Assim, passam a compartilhar ideias e construir juntos seu próprio conhecimento. Em consequência, adaptam-se a rotinas mais saudáveis para a idade.
Comentários estão fechados.