Take a fresh look at your lifestyle.

400 quilos de lixo são retirados da Lagoa de Jacarepaguá em mutirão dos pescadores

Limpeza da Lagoa de Jacarepaguá com ajuda de pescadores.

Rio de Janeiro, 4 de julho de 2022, por Priscila Lívia — 400 quilos de lixo são retirados da Lagoa de Jacarepaguá em mutirão dos pescadores, confira no blog Diário prime, para melhorar e amenizar os danos ao ambiente, a fim de reintroduzir a espécie de caranguejo Guaiamum ao local.

400 quilos de lixo são retirados da Lagoa de Jacarepaguá em mutirão dos pescadores

Na semana de comemoração do Dia do Pescador. Um projeto realizado na Lagoa de Jacarepaguá teve como intuito a limpeza e conscientização da população sobre a importância da revitalização da área da lagoa. O mutirão de limpeza realizado por meio da parceria entre 15 pescadores e a associação SOS Lagoas.

Em pouco menos de oito horas de limpeza. Coletado nada menos do que 400 quilos de lixos em toda extensão da área da Lagoa de Jacarepaguá. De todos os resíduos coletados. 281 kg estão sendo levados para cooperativas de reciclagens. Desse modo, o restante encaminhado para aterros sanitários um fim diferente ao lixo que estava poluindo o ambiente da lagoa.

Conscientização da sociedade para tirar o lixo

Um dado que chamou muito a atenção de todos os participantes, foi o fato do 90% de todo o lixo recolhido na Lagoa de Jacarepaguá. São lixo doméstico como pneus, copos, pets, brinquedos e eletrodomésticos.

Segundo as palavras do biólogo Mário Moscatelli, que participou do mutirão, as pessoas precisam refletir sobre seus atos. Pois, o ato de jogar lixos nos rios e lagoas acabam desencadeando em inundações ainda piores nos períodos de chuva.

Seguiu ainda informando que os pescadores que dependem da Lagoa de Jacarepaguá nunca haviam visto tanto lixo no entorno como nos últimos 5 anos. Assim por conta disso gastam mais tempo retirando resíduos presos nas redes de pesca, do que realmente pescando peixes.

Única saída para a melhora

Para que aconteça uma revitalização permanente da área da Lagoa de Jacarepaguá é necessário que aconteça uma ação conjunta entre agentes públicos e sociedade.

O governo oferecendo coletas regulares e uma estrutura adequada de saneamento básico. Além de investimento na limpeza completa do ambiente da lagoa. E que a sociedade se conscientize sobre a importância da preservação e de como dar um fim correto ao lixo da sua residência.

Caranguejo Guaiamum

Logo após a realização da retirada do excesso de lixo em torno a Lagoa de Jacarepaguá. Foi possível recuperar partes do mangue e da vegetação assim podendo reintegrar ao ambiente. A espécie ameaçada de extinção, o caranguejo Guaiamum para que possa se reproduzir.

Comentários estão fechados.