#Plantas

As dicas de ouro para o cultivo do alecrim: não erre nunca mais

O alecrim é uma planta arbusto muito utilizada pela sociedade. Desde tempos antigos, era cultivado com o propósito de servir como repelente, tempero, aromatizante, ingrediente de simpatias e planta decorativa. Nessa segunda-feira, 7 de fevereiro, você aprenderá os princípios básicos do cultivo do alecrim para não errar nunca mais na hora de cuidar. Acompanhe.

ID do canal inválida ou não há videos.

Primeiramente, vamos pensar no tipo de clima e ambiente que o alecrim gosta de ser cultivado. Ele sempre será similar ao seu ambiente de origem. Portanto, o tipo de solo, temperatura, exposição solar e exposição ao vento, será similar ao seu ambiente natural. Que, no caso, é o mediterrâneo. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você, com dicas sobre o tipo de solo, luminosidade e rega dessa planta. Veja a seguir.

Você também pode gostar: vinagre nas plantas? Entenda o que esse composto realmente faz

As dicas de ouro para o cultivo do alecrim: não erre nunca mais – Reprodução Canva
Luminosidade e temperatura
Em primeiro lugar, falaremos sobre a exposição solar preferida e temperatura ideal para o cultivo do alecrim. Ele é uma planta que ama e precisa de sol direto por pelo menos 6 horas diárias! Contudo, não se dá bem com temperaturas muito elevadas. Ou seja, no calor, suas pontas e folhas começam a se curvar e cair para os lados. Um clima fresco e luminoso seria idela para o cultivo dessa espécie.
Rega
No seu ambiente de origem, chuvas tropicais e diárias são inexistentes, portanto, o alecrim se adaptou de uma forma que consegue passar longos períodos de tempo sem acesso à água. Dessa forma, a rega só precisa ser feita quando o solo ou substrato estiverem seco, sem umidade.

Ainda assim, quando chegar a hora, não fique com medo de regá-lo. Lembre-se, o excesso, de qualquer forma, é escorrido e não absorvido pela planta. O problema da água está muito mais relacionado com a umidade constante do que com a quantidade fornecida por vez.

Leia também: plantas Carnívoras: uma nova visão sobre os benefícios para o ser humano
Solo
Em último lugar, falaremos sobre o solo ideal para o plantio. Essa arbusto cheiroso prefere solos que tendem a ser mais drenantes, menos argilosos e úmidos. Entretanto, precisa de matéria orgânica e de nutrição para que possa se desenvolver. Então, faça uma mistura de composto orgânico com alguns materiais drenantes como a fibra do coco, um pouco de areia ou matéria seca picada.

Quanto maior for o vaso que colocar sua muda, maior será o espaço que ela terá para poder se desenvolver. Sendo assim, calcule bem seu espaço disponível para o cultivo. Quando for colocar o alecrim no vaso, sempre se certifique de que ele tem os furos embaixo para que o excesso de água não acumule. Enfim, preferencialmente deixe seu vaso em um local ventilado e fresco para melhores resultados!

E aí, curtiu? Por fim, fique agora com o vídeo do canal Minhas Plantas que traz mais informações interessantes sobre o alecrim e outras dicas de cultivo complementares.

Matéria que está bombando na Web: 5 plantas que se dão bem em climas quentes! Lista especial de verão

Lucca

Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. No mesmo ano fui convidado para atuar como revisor e tenho trabalhado assim, desde então. Massagista em formação, atualmente trabalho com a escrita e revisão de posts sobre plantas, dicas de jardinagem, cultivo de plantas ornamentais e dicas para a vida caseira. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022