#MinhaCasa

Como fazer em casa jardim suspenso? Confira ideias criativas para ambientes pequenos

São Paulo, terça-feira, 29 de março por Lucca Ranoya – Fazer um jardim suspenso dentro de casa pode ser mais fácil do que parece. Existem muitas formas de aproveitar os lugares e cantos não utilizados da sua moradia, trazendo mais vida para o local. A vantagem, além da beleza ornamental, é que com um jardim suspenso, você também pode cultivar ervas aromáticas, medicinais e utilizar isso no seu dia a dia!

ID do canal inválida ou não há videos.

Então, no artigo de hoje, o Vida de Casa trouxe algumas ideias criativas que vão ajudar você montar o seu próprio jardim suspenso dentro de casa! Acompanhe! Enfim, como o foco aqui é criar jardins suspensos em espaços reduzidos, a primeira dica que daremos é explorar as paredes da sua casa! Principalmente as da sala e as da cozinha.

Veja também: 6 espécies de frutas que são nativas do Brasil: conheça essas 6 frutas brasileiras

Como fazer em casa jardim suspenso Confira ideias criativas para ambientes pequenos – Reprodução Canva (1)
Jardim suspenso dentro de casa
Para que o jardim suspenso se torne possível, existem algumas empresas que já produzem suportes para os vasos em vários formatos, tamanhos, texturas e cores. São geralmente de fácil instalação e se ligam diretamente às paredes do cômodo escolhido. Mas, se desejar gastar menos para montar o seu jardim suspenso dentro de casa, você também pode instalar e grudar os vasinhos por si só.

Dessa forma, a dica mais simples de ser seguida é fixá-los na parede com a ajuda de parafusos que suportem seu peso. Ademais, se quiser trazer um charme adicional para a tarefa, instale antes um pequeno suporte de madeira ou metal e, depois, instale o vasinho em cima.

Para que o seu jardim suspenso fique legal e não muito miúdo, instale 3 ou mais vasos de tamanho médio na mesma linha e próximos uns dos outros. Afinal, o próprio conceito de jardim define o local como uma área ou terreno onde se cultivam plantas, no plural. Assim, sempre pense no volume e no aspecto visual que a instalação irá trazer para o seu projeto caseiro.

Leia também: Diferenças de cultivo da planta Singônio: na água e no substrato
Plantas suspensas no teto
Em segundo lugar, falaremos da tendência das plantas suspensas. Essa forma de jardim suspenso também é muito interessante e traz um visual diferente da instalação vertical ou horizontal fixada nas paredes. Contudo, se o lugar onde mora não possui um pé direito alto, essa ideia pode não ser a melhor. Isso porque as plantas usadas para compor o seu jardim suspenso, geralmente se desenvolvem em forma de cascata, “caindo” em direção ao chão. Isso pode poluir o aspecto do cômodo se a instalação não for bem planejada.

Porém, se pendurar as suas plantas próximas às paredes, o efeito pode ser similar ao da instalação vertical ou horizontal. Uma dica muito legal é instalar um suporte no teto e amarrar tecidos que substituiriam as correntes para suportar o vaso. Isso é lindamente exemplificado na foto acima. Aliás, para esse tipo de cultivo, usam-se vasos em formato de cuia, para a maior estabilidade do objeto.
Jardim suspenso no corredor
Enfim, a terceira dica é criar um jardim suspenso no corredor. De todas as dadas até agora, é a mais arriscada pelo tamanho extremamente reduzido do local. Ainda assim, você pode cultivar vasos menores, com suculentas e plantas que se desenvolvem bem em meia sombra nesse caso.
Jardim vertical como divisor de espaços
Enfim, em último lugar, a dica é: crie um jardim suspenso como um divisor de espaços. Você já deve ter visto que, em certos projetos arquitetônicos, os espaços de um lar se tornam integrados. Isso, muitas vezes, pode ir contra o gosto do morador. A solução, antigamente, era colocar biombos, peças articuladas de madeira, geralmente estampadas, para criar a divisão, aumentar a privacidade e senso de individualidade de cada local.

Entretanto, atualmente, pode-se usar uma instalação vertical, de metal ou madeira, vazada, que comporta múltiplos vasos para cumprir o mesmo objetivo. Dessa forma, o morador pode cultivar espécies arbustivas, trepadeiras ou folhosas que cobrem bem aqueles espaços e transformar aquele divisor em um jardim suspenso, no estilo cerca viva, dividindo os cômodos de uma forma mais natural, saudável e bela!

E aí, curtiu as dicas de hoje? Por fim, fique com o vídeo do canal “Viva Decora – Casa, Decoração e DIY” e descubra mais dicas de como montar um jardim suspenso dentro de casa! Aproveite!

Leia agora: Confete: conheça a planta com nome de festa, perfeita para a decoração

 

Lucca

Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. No mesmo ano fui convidado para atuar como revisor e tenho trabalhado assim, desde então. Massagista em formação, atualmente trabalho com a escrita e revisão de posts sobre plantas, dicas de jardinagem, cultivo de plantas ornamentais e dicas para a vida caseira. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou a caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para a sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual a melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022