Take a fresh look at your lifestyle.

Rio de Janeiro pronto para receber tecnologia 5G: veja as vantagens

Veja quais as melhorias que uma cobertura 5G pode trazer e quais os setores beneficiados.

Rio de Janeiro, 18 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Tecnologia à vista! As operadoras que atual na região do Rio de Janeiro pronto para receber tecnologia 5G precisam disponibilizar a tecnologia do 5G até 29 de setembro. Acompanhe a notícia no blog Diário prime para saber mais sobre essa inovação.

Rio de Janeiro pronto para receber tecnologia 5G

A tecnologia 5G promete trazer muitos benefícios para as cidades brasileiras. Dessa forma, a capital fluminense deve receber a cobertura mais eficiente no segundo semestre de 2022, já podendo trazer melhorias para vários setores da cidade maravilhosa.

O que é a tecnologia 5G?

Em primeiro lugar, a tecnologia 5G é responsável por substituir as redes móveis compostas pela tecnologia 4G. Assim, o principal objetivo dessa tecnologia é que a forma de navegar pela internet seja modificada, tornando a operação mais rápida e que as conexões fiquem ainda melhores.

Então, segundo a ANATEL, a meta é que assim como o Rio de Janeiro, todas as capitais do Brasil recebam o sinal 5G até o final do mês de setembro de 2022 e, depois, o restante do Brasil receberá de forma gradual a tecnologia.

Como será disponibilizada a tecnologia?

A Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, irá realizar um esquema de escalonamento para liberar, de maneira total, o uso da tecnologia 5G em todo o país. Sendo assim, segundo os Ministérios das Comunicações, o programa de escalonamento começará pelas cidades com mais de meio milhão de habitantes até o mês de julho de 2025.

Em seguida, será a vez das cidades com mais de 200 mil moradores até o mesmo mês em 2026. Depois, em 2027 será a vez das cidades com mais de 100 mil habitantes. É importante destacar ainda que até o final do ano de 2030 mais de 1,7 mil municípios não terão a tecnologia 5G disponibilizada.

Benefícios da tecnologia

É importante lembrar que as vantagens do 5G vão para além da simples melhoria do funcionamento dos aplicativos básicos. A atuação do sinal mais potente contribui para melhorias no ensino a distância, bem como na segurança pública e na aplicação da telemedicina. Assim, espera-se que o 5G traga coberturas mais estáveis e eficientes de forma que não prejudique tais setores.

Fala o vereador sobre o 5g no Rio de Janeiro.

“Como em qualquer votação de temas importantes, houve algumas divergências entre a melhor forma de se construir o texto. O Executivo chegou a vetar uma parte por entender que seria melhor regulamentar por ato próprio, mas com muito diálogo entre a Câmara, Prefeitura e operadoras, conseguimos chegar a um consenso e derrubar a maior parte dos vetos, mantendo o texto praticamente na íntegra”.

Comentários estão fechados.