Para além do Mundial, relembre os brasileiros que já venceram o Bayern de Munique

Apesar do fiasco do Palmeiras, que sequer chegou a enfrentar o Bayern; confira uma lista de brasileiros que venceram os bávaros na história do futebol

Anúncio


Após o fiasco do Palmeiras no Mundial, o sonho de disputar a final do torneio com o Bayern de Munique foi por água a baixo. No entanto, outros clubes brasileiros já venceram o gigante alemão na história do futebol. Confira aqui quais foram e quando aconteceu.

Continua depois da publicidade

Leia também: Após fiasco do Palmeiras, veja brasileiros que ainda disputam o Mundial

Bayern 2 x 3 Corinthians, 1959

Nas décadas de 1950 e 1960 aconteceram várias excursões de clubes brasileiros ao Velho Continente, disputando partidas e torneios amistosos com clubes europeus. Assim, o Corinthians estava em sua terceira partida na excursão que realizou em 1959 pela Europa quando enfrentou o Bayern.

Continua depois da publicidade

O Timão havia perdido os dois primeiros jogos na Europa. Com uma derrota para o Feyenoord da Holanda e o Reims da França, o Corinthians chegava na Bavária cauteloso e ressabiado.

No entanto, a apreensão que antecedeu o jogo deu lugar a um jogo bonito do time brasileiro, que superou os alemães por 3 a 2 no Grunwalderstrasse Stadion, em Munique.

Continua depois da publicidade

Bayern 1 x 6 Bahia, 1960

Diferente do clube paulista, a excursão realizada pelo Esquadrão Tricolor foi triunfante em sua passagem pela Europa. Assim, o Bahia desembarcou no Velho Mundo em 1960 para enfrentar o Bayern e outros tradicionais clubes europeus.

Dessa forma, o Bahia havia acabado de superar o Santos de Pelé na disputa do título nacional de 1960; além do raro momento, é um prestigiado clube do nordeste. Assim, o Tricolor partiu para enfrentar o Bayern.

Com o incrível placar de 6 a 1 para os baianos, o Esquadrão massacrou os bávaros. O destaque da partida foi Léo Brigilia, que marcou três gols para o Bahia.

Bayern 2 x 3 Santos, 1961

O Santos de Pelé também venceu os bávaros no mesmo Grunwalderstrasse Stadion, em Munique. Numa de suas várias excursões pelo exterior, o alvinegro praiano encontrou com o Bayern em um jogo amistoso.

Para além do Mundial, relembre os brasileiros que já venceram o Bayern. Imagem: Reprodução / Acervo Santos FC
Para além do Mundial, relembre os brasileiros que já venceram o Bayern. Imagem: Reprodução / Acervo Santos FC

Assim, o Santos venceu o Bayern por 3 a 2 numa excursão que a vitória sobre os bávaros foi um mero detalhe na sequência vitoriosa do time do Rei Pelé.

Leia também: O único treinador brasileiro campeão da Libertadores nos últimos 7 anos 

Botafogo 4 x 2 Bayern, 1972

Na única oportunidade que o alvinegro carioca teve de enfrentar os bávaros, fez jus ao apelido de Glorioso. Assim, o Botafogo também já venceu o Bayern em um jogo internacional. No entanto, a disputa não era um amistoso isolado.

Assim, Botafogo e Bayern foram a campo para disputar o terceiro lugar do Torneio Ramon de Carranza em 1972. Após serem derrotados nas semifinais, cariocas e bávaros sem encontrariam para a disputa menor.

Dessa forma, o Botafogo venceu um Bayern que contava com grandes estrelas, a exemplo de Franz Beckenbauer e Gerhard Muller. Mesmo desfalcado de Jairzinho, o Glorioso superou os alemães por 4 a 2 e saiu de Cádiz, na Espanha, com o terceiro lugar do torneio.

Fluminense 1 x 0 Bayern, 1975

Num amistoso gigantesco que contou com um público muito maior que o registrado de 61 mil pagantes, o Fluminense recebeu o Bayern no Maracanã. Num momento de auge dos alemães no futebol Europeu, o Bayern seguia vencendo várias vezes os campeonatos nacionais e continentais.

No entanto, o multi campeão  alemão caiu diante do tricolor das Laranjeiras pela vitória simples de 1 a 0; e a torcida foi à loucura no Maracanã. Com grande repercussão da mídia, a vitória do Fluminense sobre o Bayern em 1975 é um dos grandes fatos na história do clube.

Grêmio x Bayern, 1984 e 1985

O único clube brasileiro que repetiu a façanha de vencer o gigante da Bavária foi o Imortal gaúcho. Assim, o Grêmio enfrentou o clube alemão em duas oportunidades, e venceu em ambas.

Em 1984, o Tricolor gaúcho superou os alemães por 1 a 0 num amistoso em 1984 na Alemanha. Jogando em Augsburgo, o Bayern perdeu para o Imortal com um gol de Bonamigo nos momentos finais da partida.

Já em 1985 as equipes disputaram a final do Torneio de Roterdã, na Holanda. Com o placar de 2 a 1 para os gremistas, o Imortal venceu pela segunda vez o Bayern em sua história. Além disso, conquistou o troféu internacional.

Para além do Mundial, relembre os brasileiros que já venceram o Bayern. Imagem: Reprodução / Acervo FlaNação.Net
Para além do Mundial, relembre os brasileiros que já venceram o Bayern. Imagem: Reprodução / Acervo FlaNação.Net

Flamengo 3 x 1 Bayern, 1994

O momento era difícil para o Flamengo e o Torneio era o SEE’94, conhecido simplesmente como “Torneio da Malásia”. Num momento de poucas estrelas na história do clube; o dito torneio é um troféu pouco lembrado na galeria rubro-negra.

Com um time de garotos da base, que tinha como destaque Sávio; e treinado pelo velho conhecido Carlinhos, o Flamengo superou as expectativas no torneio estrangeiro. Vencendo equipes tradicionais como os ingleses do Leeds, chegaram à final contra o poderoso Bayern de Munique e os garotos meteram 3 a 1 nos bávaros.

Veja também: Em meio a invasão de técnicos estrangeiros, tíitulo pode ficar com brasileiro

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies