Rio de Janeiro, 24 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Ministro da saúde Marcelo Queiroga diz que o Brasil está negociando compra de vacina contra varíola dos macacos com a Organização Pan-Americana da Saúde. Saiba no blog Diário Prime tudo sobre essa negociação.
Ministro da saúde Marcelo Queiroga diz que o Brasil está negociando compra de vacina contra varíola dos macacos
Neste último sábado (23/07/2022) a varíola dos macacos sendo anunciada como uma emergência global. Para evitar grandes propagações da doença Marcelo Queiroga já começou a negociar a vacina.
Como está funcionando a negociação?
Antes de negociar é fundamental saber a quantidade necessária. Desse modo, a secretária de Vigilância a Saúde está levantando dados para saber quantas doses da vacina do Brasil terá que comprar.
Ainda não existem muitos fabricantes
Apenas uma empresa fabrica vacina contra a varíola dos macacos, e ela não é brasileira. Desse modo, o único meio de aquisição é através de um fundo rotatório, ou seja, mecanismo internacional que dá acesso a vacina.
O Brasil está acompanhando a doença de perto
De acordo com o Ministro, apesar da doença ter sido decretada como emergência mundial, no Brasil ela está sendo controlada. Portanto, o governo implantou medidas eficazes para diagnosticar e tratar a doença com eficiência.
Alguns Estados estão sofrendo mais com a doença
Atualmente, o Estado de São está liderando os casos de varíola dos macacos, sendo 438. Desse modo, cerca de 72% total dos casos estão concentrados nessa região do Brasil.
Afirma o ministro Marcelo Queiroga
“Só há uma fabricante a empresa de biotecnologia dinamarquesa Bavarian Nordic e não tem representante no Brasil. Dessa forma, a aquisição deve ser via Opas”.
“A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) está em processo de avaliar o quantitativo necessário, e a aquisição será feita por meio do fundo rotatório. Um mecanismo internacional de cooperação técnica para acesso a vacinas”.
Por que São Paulo contém os maiores números?
São Paulo o Estado do Brasil com maior concentração de pessoas. Portanto, há indivíduos de todos os lugares do mundo em São Paulo, e por isso, o indicie de infecção passa a ser maior.
A vacina já sendo aprovada em outros países
Nos Estados Unidos as vacinas Sanofi e Imvanex já foram aprovadas. Porém, no Canadá, até o momento apenas a Imvanex já autorizada para uso, logo o país está investindo somente nela.
Nesta última sexta-feira (23/07/2022) a Agência Europeia de Medicamentos recomendou o alargamento do imunizante usado para combater a varíola em adultos no ano de 2013.
Comentários estão fechados.