Take a fresh look at your lifestyle.

Devido a varíola dos macacos a OMS decide declarar emergência global

Acompanhe tudo sobre a varíola dos macacos e porque a OMS declarou emergência global

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Devido à varíola dos macacos a OMS decide declarar emergência global. Veja no blog Diário Prime como essa doença se manifesta, como preveni-la e o que essa declaração significa para o mundo.

Devido a varíola dos macacos a OMS decide declarar emergência global

Neste último sábado (23/07/2022) a Organização Mundial da Saúde anunciou que a varíola dos macacos agora é uma emergência de saúde pública global. Desse modo, sendo constatado que a maior parte dos países estão sofrendo com a doença.

Qual o objetivo da declaração?

O principal objetivo é mobilizar os países a trabalharem juntos no combate contra a doença. Desse modo, será mais fácil controlar a contaminação, investindo em diagnóstico rápido, medicamentos qualificados e campanha de prevenção.

Quais são os critérios para declarar uma emergência mundial? 

Para declarar emergência mundial três aspectos precisam-se levados em consideração. O primeiro ponto é justamente o que os países relatam sobre a doença. Nesse caso, sendo informado que ela está se espalhando de forma muito rápida.

O segundo ponto ao analisado os critérios do Regulamento Sanitário Internacional, que tem força jurídica. Então o terceiro é a opinião do comitê de emergência, assim que ao questionado não chegou em um consenso.

Afirma o diretor da OMS

“Primeiro, as informações fornecidas pelos países que neste caso mostram que esse vírus [varíola dos macacos] se espalhou rapidamente para muitos países que não o viram antes”.

Várias medidas estão sendo tomadas

Atualmente, o controle da varíola dos macacos prioridade. Por isso, várias estratégias de contenção e diagnostico rápido estão sendo elaboradas, e aconselhadas em todo o mundo.

Como a varíola dos macacos é transmitida?

O meio de transmissão da varíola dos macacos é através do contato direto ou indireto. Então, o contato sexual ou até mesmo com objetos como toalha são meios de contaminação.

Como evitar a contaminação?

Como foi dito, para ser contaminado com a varíola dos macacos precisa ter contato físico direto ou indireto. Desse modo, evite compartilhar toalhas de banhos ou ter um contato físico, através do beijo ou a relação sexual.

Se sentir algum sintoma vá logo ao médico

Por fim, os principais sintomas da varíola dos macacos são febres, dor de garganta, dor de cabeça e lesões no cutâneas. Assim caso sinta qualquer sintoma não deixe de ir ao médico, pois assim será possível diagnosticar rápido a doença e evitar o contágio de terceiros.

Comentários estão fechados.