Rio de Janeiro, 2 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Você gostaria de saber porque a gasolina no Rio vai ficar mais barata? Acompanhe nossa matéria e veja no Blog Diário Prime, o que levou a essa decisão. Entenda quais serão as consequências e o que se espera dessa notícia impactante.
Confira, gasolina no Rio vai ficar mais barata: entenda o porquê!
Vemos hoje em dia o preço das coisas disparando. Afinal, estamos em meio a uma crise econômica e uma crise sanitária. Portanto, é chocante quando vemos a notícia de que um insumo como a gasolina terá seu preço reduzido.
Rio de Janeiro encontra-se em Regime de Recuperação Fiscal
Com todos os investimentos emergenciais e a quarentena, os estados brasileiros precisam se recuperar financeiramente. Por isso, o Rio de Janeiro encontra-se em Regime de Recuperação Fiscal.
Esse é um dos motivos principais de alarme pela decisão do governador. Estima-se, sobretudo, que o Rio deixará de contribuir com cerca de 4 bilhões de reais. Além disso, o estado terá uma redução de 2 bilhões de reais em arrecadação de combustível.
Por isso, existem muitas críticas e dúvidas em relação à posição do governador Claudio Castro. Entretanto, ele afirma que a medida não irá prejudicar o atual regime. Logo, na segunda-feira, dia 4 de julho, ela entrará em vigor.
Fiscalização e punição para quem ignora a decisão
Batizaram de Lupa na Bomba a operação de fiscalização do novo preço. Isto é, quem não seguir a medida imposta será penalizado com uma multa. Dessa forma, as autoridades acreditam que haverá uma uniformização do preço da gasolina.
A rigidez fiscal da proposta foi feita pelo próprio governador. Afinal, ele defende que, quando a Petrobrás aumenta o preço, os postos mudam no mesmo dia. Por isso, ele acredita que seja justo um tratamento equivalente.
Nesta sexta-feira, 1 de julho de 2022, foi anunciado que a redução será de 14% do ICMS. Todavia, o Rio de Janeiro não foi o único estado a reduzir o imposto. São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Santa Catarina também tomaram essa medida.
Em outros estados também terá economia
Em São Paulo, postos de gasolina da capital e região metropolitana já estão vendendo um litro de gasolina por 1 real mais barato que na semana passada. A queda de preços reflete a queda na alíquota do ICMS do estado, que passou de 25% para 18%.
No posto de gasolina M27, na zona leste da capital, a gasolina subiu de 6,59 reais para 5,59 reais o litro. Na divisa entre São Andrés e São Paulo, o Auto Posto Avenida dos Estados baixou o preço do litro de 7,19 reais para 6,69 reais.
Em Diadema, também na região metropolitana, o Posto Kinta Roda vem reajustando os preços que cobra dos clientes desde sábado. Na segunda-feira da semana passada, um litro de gasolina foi vendido por 7,19 reais. No sábado, caiu para 7,09 reais e na quarta-feira passada subiu para 6,59 reais.
Segundo Edson Martins, sócio proprietário do posto, a redução reflete um ajuste nos estoques de combustível.
Comentários estão fechados.