PARA VOCÊ 🤍
Carregando...
Notícias

Entre retornos e estreias, conheça os azarões da Copa do Nordeste em 2021

O calendário 2021 do futebol brasileiro começou a todo vapor, com poucos dias de intervalo entre as competições do ano passado e deste ano. Além disso, a Copa do Nordeste é uma prestigiada competição regional; e este ano assume um papel principal neste primeiro semestre. Assim, listamos os azarões desta edição.

Leia mais: Você sabia? Conheça o nome de cinco craques que são paraibanos
Os retornos à Copa do Nordeste…
Salgueiro, Pernambuco
O Salgueiro Atlético Clube conseguiu realizar um feito inédito em sua história na temporada 2020. Assim, o time garantiu o direito de voltar à competição regional depois de se sagrar campeão pernambucano no ano passado.

Dessa forma, o retorno do Carcará à mais importante competição regional do país acontece após ter ficado de fora da edição de 2020; além de ter feito a sua segunda pior campanha no torneio na disputa de 2019.

Por outro lado, o Carcará do sertão pernambucano retorna para a disputa com o prestígio de ostentar o título estadual; e o leva a ser considerado um possível azarão no torneio. Ou seja, o Salgueiro vai dar trabalho às tradicionais equipes da competição.
Altos, Piauí
Assim como o azarão pernambucano, a Associação Atlética de Altos retorna para a disputa da Copa do Nordeste em 2021 após ter ficado de fora na edição anterior. Dessa forma, o time do Altos chega no torneio credenciado como vice-campeão piauiense.

Entre retornos e estreias, conheça os azarões da Copa do Nordeste em 2021. Imagem: Reprodução Instagram @altosoficial

Embora registre a participação entre as edições de 2017 e 2019, o clube do interior do Piauí jamais representou um forte candidato ao título regional. Assim, suas participações na Copa do Nordeste nunca foram além da fase de grupos.

No entanto, num contexto de crise no futebol piauiense; clubes tradicionais do estado como River e Flamengo-PI tem perdido espaço para as equipes do interior. Dessa forma, o Altos é um azarão a ser considerado na competição.

Veja também: Esquenta do Paulistão: Relembre times que aprontaram com os grandes
Treze, Paraíba
Entre os azarões da Copa do Nordeste, o Treze é o mais prestigiado dos clubes. Atual campeão paraibano, o Galo da Borborema já é um velho conhecido na tabela da competição regional.

Entre retornos e estreias, conheça os azarões da Copa do Nordeste em 2021. Imagem: Reprodução Instagram @trezefcoficial

No entanto, o contexto de pandemia rondando o título trezeano ofusca a má fase que o clube do interior paraibano passa há alguns anos. Dessa forma, paradoxalmente o campeão estadual da Paraíba foi rebaixado na disputa da Série C do Brasileirão.

Ou seja, apesar de vencer o Campeonato Paraibano de 2020, a equipe do Galo da Borborema tem um elenco limitado e se for longe, será mais por esforço do que por outra coisa.
… E a estreia da Copa do Nordeste
4 de Julho, Piauí
Assim, voltamos a falar do contexto de crise do futebol no Piauí; onde tradicionais clubes como River e Flamengo-PI ficaram de fora desta disputa regional.

Dessa forma, o campeão estadual de 2020 foi o modesto 4 de Julho Esporte Clube, da cidade de Piripiri.

Entre retornos e estreias, conheça os azarões da Copa do Nordeste em 2021. Imagem: Jade Ferreira / GP1

Assim, o notável azarão da Copa do Nordeste e estreante desta edição da competição é uma jovem agremiação esportiva. Fundada em 1987; a equipe passou a existir na data de fundação do município de Piripiri, que também dá nome ao clube.

Por outro lado, embora jovem a história recente do 4 de Julho surpreende: o Gavião da Ytacoatyara tem quatro títulos estaduais, e já participou das disputas do Brasileirão nas Séries C e D.

Além disso, anota cinco participações na Copa do Brasil; antes de estrear no maior torneio regional do futebol brasileiro.

Leia também: Relembre as últimas vezes que Palmeiras e Grêmio foram campo disputar um título

Diogo Fontes Dias Coelho

Flamenguista da gema e oriundo de uma família Fla-Flu, vivo o esporte desde que nasci e sou apaixonado por futebol. Em 2009 estreei na área jornalística, no projeto Viva Favela, pela ONG Viva Rio, atuando como assistente de produção e edição de matérias sociais e culturais. Hoje trabalho como redator e editor esportivo, coprodutor do Programa Rifando a Bola e Radialista na Rádio Bicuda FM.

Recent Posts

O futuro da impressão com impressoras 3D

Não há dúvida de que o futuro já chegou. E as impressoras 3D são um…

5 de fevereiro de 2024

A credibilidade de Pablo Marçal em xeque: histórias surreais geram controvérsia

O influenciador digital e coach Pablo Marçal, com mais de 7 milhões de seguidores no…

16 de janeiro de 2024

O futuro da Amazônia: do diálogo à ação

Pela primeira vez em 14 anos, os representantes dos oito países com jurisdição sobre a…

4 de outubro de 2023

O que é coluna na roleta? Aprenda tudo sobre o jogo

Já experimentou a emoção de ver a bolinha na roleta e esperar que ela caia…

3 de outubro de 2023

O que realmente aconteceu no culto de Catanduva? Vitória Souza conta tudo sobre sua experiência com o pastor; leia!

A jovem pregadora, Vitória Souza, de 17 anos, esteve no centro de uma recente polêmica…

27 de setembro de 2023

FanFever: nova plataforma de venda de conteúdo que é só vantagens!

Com a evolução da tecnologia e a quebra de tabus em torno da sexualidade, sites…

28 de julho de 2023