Campeão brasileiro, Flamengo também foi quem mais pontuou no returno
Equipe rubro-negra conseguiu assumir a liderança apenas na reta final
O Flamengo levantou a taça de campeão brasileiro pelo segundo ano consecutivo. Diferentemente do título conquistado em 2019, quando a equipe rubro-negra liderou durante quase todo o campeonato, sob o comando de Jorge Jesus, desta vez o time flamenguista passou por percalços, troca de treinador, e só liderou a partir da penúltima rodada. Um dos fatores para o título foi a campanha no segundo turno. Confira hoje (26/02) mais detalhes.
Em 2019, a equipe que tinha Jorge Jesus como técnico foi campeão com cinco rodadas de antecedência: comemorou o título sem nem precisar entrar em campo no final de semana da 34ª rodada, no final do mês de novembro, já que os resultados na época ajudaram.
Já em 2020, o cenário foi completamente diferente. Inicialmente, o espanhol Domènec Torrent havia sido contratado para dar prosseguimento ao trabalho feito pelo técnico português, que deixou o clube para voltar ao futebol português. Mas, passou longe de dar certo.

Com o insucesso de Torrent, o Flamengo apostou em uma solução caseira. Rogério Ceni deixou o comando do Fortaleza, que lutava para fugir do rebaixamento, e conseguiu recolocar a equipe no caminho de mais uma conquista nacional.
A virada rubro-negra na luta pelo título aconteceu no segundo turno, quando o time foi quem mais somou pontos.
Leia mais: Brasileirão 2020: conheça o valor do prêmio em dinheiro para o campeão
Flamengo, campeão brasileiro e melhor time do returno
Nas 19 partidas finais do Brasileirão, o Flamengo conseguiu um aproveitamento de 63,16%. É considerado como alto e mostra o nível de regularidade da equipe ao longo da metade mais decisiva para o título.
Foram 36 pontos conquistados, com um total de 11 vitórias obtidas ao longo deste período. O time também empatou três vezes e contabilizou cinco derrotas.
Outro fator de destaque é que a equipe flamenguista somou apenas um ponto a mais que o Internacional no segundo turno. E foi suficiente para terminar o campeonato como primeiro colocado.
O Internacional obteve 35 pontos nos últimos 19 jogos. Já o Atlético Mineiro, que terminou em terceiro lugar, ficou com a segunda melhor campanha do returno: também com 36 pontos.
Leia também: 4 filhos de jogadores famosos que decidiram seguir a carreira dos pais
Pontuação no primeiro turno
Quanto ao desempenho flamenguista no primeiro turno, mesmo com um futebol considerado como “ruim” para os padrões que a torcida esperava, o time ainda conseguiu somar 35 pontos cruciais para não ficar atrás na classificação.
Foi a mesma pontuação somada pelo Internacional nos 19 primeiros jogos. A semelhante entre as campanhas dos dois times aponta para o equilíbrio do campeonato.
Rogério Ceni conquista segundo título nacional da carreira
Falando apenas pelo técnico campeão brasileiro com o Flamengo, Ceni levantou a segunda taça de campeão nacional em sua curta carreira de treinador.
Em 2018, ele havia sido campeão da Série B do Brasileirão quando dirigia o Fortaleza. Também já conquistou títulos da Copa do Nordeste e dois títulos do Campeonato Cearense.
Ao todo, o ainda jovem treinador já possui cinco títulos oficiais em sua história fora das quatro linhas. O Flamengo é o quarto time de sua carreira.
Leia ainda: Veja as 5 maiores negociações feitas por clubes brasileiros em 2021
Comentários estão fechados.