Take a fresh look at your lifestyle.

Campeão brasileiro, Flamengo também foi quem mais pontuou no returno

Equipe rubro-negra conseguiu assumir a liderança apenas na reta final

O Flamengo levantou a taça de campeão brasileiro pelo segundo ano consecutivo. Diferentemente do título conquistado em 2019, quando a equipe rubro-negra liderou durante quase todo o campeonato, sob o comando de Jorge Jesus, desta vez o time flamenguista passou por percalços, troca de treinador, e só liderou a partir da penúltima rodada. Um dos fatores para o título foi a campanha no segundo turno. Confira hoje (26/02) mais detalhes.

Em 2019, a equipe que tinha Jorge Jesus como técnico foi campeão com cinco rodadas de antecedência: comemorou o título sem nem precisar entrar em campo no final de semana da 34ª rodada, no final do mês de novembro, já que os resultados na época ajudaram.

Já em 2020, o cenário foi completamente diferente. Inicialmente, o espanhol Domènec Torrent havia sido contratado para dar prosseguimento ao trabalho feito pelo técnico português, que deixou o clube para voltar ao futebol português. Mas, passou longe de dar certo.

Campeão brasileiro, Flamengo também foi quem mais pontuou no returno
Campeão brasileiro, Flamengo também foi quem mais pontuou no returno (Foto: Getty Images)

Com o insucesso de Torrent, o Flamengo apostou em uma solução caseira. Rogério Ceni deixou o comando do Fortaleza, que lutava para fugir do rebaixamento, e conseguiu recolocar a equipe no caminho de mais uma conquista nacional.

A virada rubro-negra na luta pelo título aconteceu no segundo turno, quando o time foi quem mais somou pontos.

Leia mais: Brasileirão 2020: conheça o valor do prêmio em dinheiro para o campeão

Flamengo, campeão brasileiro e melhor time do returno

Nas 19 partidas finais do Brasileirão, o Flamengo conseguiu um aproveitamento de 63,16%. É considerado como alto e mostra o nível de regularidade da equipe ao longo da metade mais decisiva para o título.

Foram 36 pontos conquistados, com um total de 11 vitórias obtidas ao longo deste período. O time também empatou três vezes e contabilizou cinco derrotas.

Outro fator de destaque é que a equipe flamenguista somou apenas um ponto a mais que o Internacional no segundo turno. E foi suficiente para terminar o campeonato como primeiro colocado.

O Internacional obteve 35 pontos nos últimos 19 jogos. Já o Atlético Mineiro, que terminou em terceiro lugar, ficou com a segunda melhor campanha do returno: também com 36 pontos.

Leia também: 4 filhos de jogadores famosos que decidiram seguir a carreira dos pais

Pontuação no primeiro turno

Quanto ao desempenho flamenguista no primeiro turno, mesmo com um futebol considerado como “ruim” para os padrões que a torcida esperava, o time ainda conseguiu somar 35 pontos cruciais para não ficar atrás na classificação.

Foi a mesma pontuação somada pelo Internacional nos 19 primeiros jogos. A semelhante entre as campanhas dos dois times aponta para o equilíbrio do campeonato.

Rogério Ceni conquista segundo título nacional da carreira

Falando apenas pelo técnico campeão brasileiro com o Flamengo, Ceni levantou a segunda taça de campeão nacional em sua curta carreira de treinador.

Em 2018, ele havia sido campeão da Série B do Brasileirão quando dirigia o Fortaleza. Também já conquistou títulos da Copa do Nordeste e dois títulos do Campeonato Cearense.

Ao todo, o ainda jovem treinador já possui cinco títulos oficiais em sua história fora das quatro linhas. O Flamengo é o quarto time de sua carreira.

Leia ainda: Veja as 5 maiores negociações feitas por clubes brasileiros em 2021

Comentários estão fechados.