Empréstimo consignado com FGTS em garantia da Caixa: veja como funciona

0
773
Como fazer empréstimo consignado com garantia do FGTS. Foto/Roberto Mendes
Como fazer empréstimo consignado com garantia do FGTS. Foto/Roberto Mendes

Empréstimo consignado com garantia do FGTS: o Ministério do Trabalho em conjunto com a Caixa Econômica Federal, liberou, desde 26 de setembro deste ano, uma nova linha de crédito, já conhecido pelo trabalhador como empréstimo consignado com FGTS de garantia (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Com isso, seu FGTS ganha uma nova utilidade, trabalhadores que trabalharam com carteira assinada, e tem o saldo a receber, poderão usufrui dessa linha de crédito na Caixa.
Como funciona o empréstimo consignado com garantia do FGTS?
A Caixa, a partir do valor que o consumidor tem em seu FGTS, já saberá quanto será o valor passível de liberação. Sem burocracia e de forma rápida.

Funciona da mesma foram que o consignado convencional, porém também será preciso obedecer algumas regras, regidas pela Lei 13.313/2016, veja quais são:

O limite de crédito disponibilizado não poderá ultrapassar 30% do seu salário;
Os juros do empréstimo podem chegar no máximo a 3,5% ao mês;
Essa linha de crédito, tem parcelamento da pendência em até 48 vezes para, diferente do consignado privado convencional.
A taxa máxima da garantia do empréstimo usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível e da multa rescisória, que é de 40% do saldo do FGTS (no caso de demissão sem justa causa).

Como solicitar crédito?
A Caixa Econômica Federal , até o momento, e único banco que aderiu a nova linha crédito consignado e só é feita de modo presencial, não tem como fazer pela internet. Para solicitar seu consignado, será preciso comparecer a uma agência da Caixa.

Um do maiores motivos da Caixa ter sido a primeira a implementar a nova forma de empréstimo, é o fato dela gerenciar o FGTS. A entidade criou um ‘sistema’ que consegue levantar quando e quanto o consumidor tem disponível no FGTS, a partir dai, dimensionar o crédito e seus riscos.
Solicitar empréstimo consignado com garantia do FGTS: uma saída para por contas em dia?
Se compararmos com as demais linhas de crédito pessoal, ela é uma ótima opção para saldar débitos, principalmente os com juros altos. a modalidade possui juros inferiores aos demais, se mostrando uma boa alternativa.

Já em relação aos outros empréstimos consignados, os com desconto em folha de pagamento, o empréstimo com garantia pelo FGTS tem, em média, 0,5% a mais de juros do que os outros.
Empréstimo consignado normal com desconto em folha de pagamento
Caso você precise do empréstimo para quitar dívidas com juros maiores, a opção continua a ser a mais interessante.

Consignado normal com desconto em folha de pagamento, contrate para salda dívidas. Foto/Reprodução Consignado normal com desconto em folha de pagamento, contrate para saldar dívidas. Foto/Reprodução

Por ter limite pré-estabelecido, não vai deixar que você se endivide além da conta, e tem juros inferiores às outras linhas de crédito, que podem estar deixando você mais endividado.

Pense em usar o seu dinheiro para se livrar de um problema. Sendo sim uma boa opção. Mas também pode desejar usar seu dinheiro para realizar um projeto, o que é direito de cada um.

Muitas empresas de crédito oferecem o crédito consignado, compare sempre as taxas oferecidas por cada empresa de crédito, os juros devem ser sempre mais baixo que os dos empréstimos convencionais.

Uma recomendação é fazer a pesquisa e a cotação dos juros de um empréstimo, uma opção disponível pode estar disponível para consulta, também no site do Serasa eCred.

Fonte: Serasa E-cred

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here