#Curiosidades

Diet e Light: você sabe a diferença? Aprenda agora com a nutricionista

Goiânia, segunda-feira, 4 de abril, por Ellen Alves. Você sabe qual a diferença entre os produtos Diet e Light? Se você já foi ao supermercado com a intenção de comprar algum produto para uma dieta ou recomendação médica, você com certeza se deparou com produtos denominados como Diet ou Light. Entretanto, a diferença entre estes alimentos é uma dúvida muito comum entre os consumidores. Portanto, descubra hoje nesse artigo qual o conceito dos dois produtos.

ID do canal inválida ou não há videos.

Se interessou pela ideia? Sendo assim, não deixe de concluir a leitura que o Vida de Casa preparou para você. E aprenda de uma vez por todas a diferença entre produtos que contém no rótulo a denominação Diet ou Light.

Leia mais: Shopee é confiável? Descubra como funciona esse aplicativo de compras
Entenda a diferença entre Diet e Light
Embora pareçam a mesma coisa, eles não são. E a diferença entre eles você vai descobrir agora. Um produto Light é um produto com valor energético menor que o produto convencional. Ou seja, esse alimento possui o valor calórico reduzido em calorias. Além disso, por determinação da ANVISA esse produto deve ter no mínimo 25% do valor de calorias reduzido em relação ao convencional.

Os nutrientes que fornecem calorias a um alimento são: Carboidratos, proteínas e lipídeos (gorduras). Ou seja, para reduzir esse valor de energia os fabricantes reduzem a quantidade de um desses macronutrientes presentes no produto.

O produto Diet, por outro lado, é um alimento isento de algum nutriente. Sendo assim, pode ser totalmente sem açúcar, ou sem gordura e outros nutrientes. Geralmente os produtos Diet são consumidos por diabéticos no caso de isentos de açúcar. Ou seja, é sempre recomendado para um grupo específico de pessoas que precisam excluir algo da dieta.

Confira: Truque caseiro para descobrir se o ovo está fresco ou estragado
Truques para escolher entre eles
Para escolher adequadamente entre eles, você precisa não só saber a diferença entre Diet e Light, mas também ter convicção do que você busca atingir. Por exemplo, se você pretende emagrecer o mais indicado seria o produto Light, já que este produto possui menos calorias.

Para diabéticos o indicado é o produto isento de açúcar, ou seja, produto Diet. Os produtos Diet, mesmo que sem açúcar, nem sempre servem para emagrecimento. Parece confuso, mas a nutricionista responsável por este artigo irá te explicar.

Muitos fabricantes para compensar a isenção de algum nutriente da fórmula, acabam compensando com outro ingrediente. Um exemplo clássico é o chocolate Diet, ele é sem açúcar, mas para se tornar mais palatável a indústria capricha na gordura deste alimento. Dessa forma, ele pouco adiantaria se o seu objetivo for emagrecer.

Sabendo a sua necessidade e o seu objetivo você com certeza saberá escolher após ler este artigo. Além disso, não se esqueça de conferir a quantidade de aditivos adicionados em cada fórmula. Evite excessos dessas substâncias e produtos artificiais como edulcorantes, conservantes, aromatizantes e gomas espessantes. Confira sempre a listagem de ingredientes.

Gostou das dicas da nutricionista? Sendo assim, não se esqueça de compartilhar o que aprendeu aqui, e colocar em prática quando for ao supermercado. Vamos deixar aqui esse vídeo do canal, Tua Saúde, para esclarecer qualquer outra dúvida sobre a diferença entre Diet e Light.

Saiba mais: Bolo fit de maçã, zero glúten e zero lactose: receita da nutricionista

Ellen Alves

Goiana, 29 anos, Graduação em Nutrição - PUC-GO Pós Graduação em Marketing Digital, Inteligência de Dados e Branding - IPOG. Desde criança apaixonada por leitura e escrita! 5 anos trabalhando com redação, revisão, SEO e mídias sociais. Potterhead, gamer, geek, viciada em séries e filmes de sagas.

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022