Take a fresh look at your lifestyle.

Prefeitura do Rio lança compacto juvenil para jovens em favelas

Jovens contaram com bolsa auxílio e capacitação profissional.

Rio de Janeiro, 13 de julho de 2022, por Priscila Lívia — A Prefeitura do Rio lança compacto juvenil para jovens em favelas. Veja no blog Diário prime o novo projeto com foco na formação e capacitação de jovens moradores de favelas. Ao total sendo 920 jovens selecionados para o beneficiados com o programa.

Prefeitura do Rio lança compacto juvenil para jovens em favelas

A prefeitura do Rio de Janeiro na última terça feira dia 12/07, através da Secretaria Especial da Juventude Carioca anunciou a criação em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e cultura) o projeto Pacto pela Juventude.

O projeto beneficiará neste primeiro momento um total de 920 jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro entre as idades de 15 e 29 anos. O principal foco do programa será a formação cidadã e capacitação desses jovens.

Com critérios criados no início da seleção dos 920 jovens selecionados, 800 beneficiados com uma bolsa auxílio no valor de 500 reais mensais.

Oportunidade para a periferia

Representantes da secretaria afirmação que o projeto vai proporcionar ferramentas para o futuro do amanhã que são os jovens. Complementa ainda que com a crise econômica por conta da pandemia, será a grande oportunidade de inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

A escolha por atender jovens periféricos é mostrar que mesmo morando em uma favela ele pode sim, decidir sobre suas escolhas e futuro. Além de trabalhar para que esses jovens tenham oportunidade é não acabem indo para o tráfico.

Os jovens através de aulas serão incentivados e formados para resolverem de forma prática problemas reais no cotidiano. Assim todos os jovens selecionados participaram de forma ativa em soluções ambientais para a cidade e questões que envolvam causas sociais.

Jovens dizem estar empolgados

Muitos jovens alegam ter poucos projetos que atendam verdadeiramente o povo periférico, por muitas vezes acabam se sentindo excluídos da demais sociedade. Enfim afirmam que com o lançamento desse novo projeto, estão com grandes expectativas relevantes para o futuro.

Por fim, um dos selecionados, Daniel Wolf Trindade que tem 22 anos. Então alega estar muito empolgado com esta nova oportunidade e vê o Pacto da Juventude como uma grande oportunidade para o crescimento profissional e pessoal.

Afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante o lançamento do Pacto da Juventude, na Cidade das Artes Bibi Ferreira

O avanço da tecnologia trouxe uma dinâmica toda nova, com mudanças estruturais. Estamos vivendo um momento diferente no mundo. Criamos uma secretaria da Juventude porque, com essa mudança estrutural e a crise conjuntural pelo qual o país passa, quem foi mais afetado e impactado foi o jovem.

A secretaria tem um papel transversal e precisa dialogar com as outras pastas, para introduzir o jovem como uma pauta prioritária na educação, saúde e assistência social, por exemplo. Fizemos um processo de seleção transparente para que durante o processo de formação. Que são as etapas do programa, esses jovens possam dedicar parte do seu tempo para descobrir como se ativa a sociedade para ajudar a transformar o mundo e melhorar a nossa conjuntura.

Comentários estão fechados.