PARA VOCÊ 🤍
Carregando...
Categories: Notícias

Os 10 estados mais pobres do Brasil

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Você gostaria de descobrir quais são os 10 países mais pobres do Brasil? Confira no blog Diário prime e fique por dentro da economia brasileira facilmente. Entenda qual é a contribuição anual de cada estado considerado mais pobre.

Veja os 10 estados mais pobres do Brasil: menores PIBs do país

O PIB é o produto interno bruto que representa toda a receita gerada em uma região dentro de um período. É por meio desse instrumento de análise que se determina a riqueza de estados e de países. Portanto, é analisando a contribuição dos estados com o PIB nacional que se sabe em que posição ele está entre os mais ricos e os mais pobres.

Conheça os estados mais pobres do Brasil

Os 10 estados mais pobres do Brasil são respectivamente Roraima, Acre, Amapá, Tocantins, Sergipe, Rondônia, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Como se pode notar, todos eles pertencem ou à região Norte, ou à região nordeste do país.

Roraima, que possui a menor contribuição, apresenta PIB de R$14,3 bilhões. Enquanto o Rio Grande do Norte tem o PIB de R$71,3 bilhões, sendo o que contribui mais entre os 10. No geral, todos eles têm em comum o investimento no turismo.

Vale ressaltar que todos esses dados têm como base o último levantamento anual do IBGE de 2021. Por isso, ao fim do ano de 2022 esse quadro poderá sofrer alterações. Entretanto, não é comum que elas sejam muito significantes positivamente, considerando o espaço de apenas 1 ano, ainda mais durante uma pandemia.

O que se pode concluir ao analisar mais de perto o padrão do desenvolvimento desses estados brasileiros?

Desse modo como já foi salientado, todos esses estados pertencem às regiões Norte e Nordeste do país. Então para quem está a par de todas as questões de desigualdade socioeconômica do país, isso não é uma surpresa. Assim afinal, essas regiões são as que mais sofrem com elas.

Ao analisar o desenvolvimento dos estados brasileiros, é possível notar que a maior parte dos investimentos vai para as regiões Sul e Sudeste. São elas também que detêm a maior parte das indústrias e empresas no Brasil.

Portanto, as grandes metrópoles, que recebem muita atenção de turistas também, se concentram nessas regiões. O Norte e o Nordeste do Brasil têm, sim, desenvolvimento do agronegócio, mas também dependem de turismo. Assim, ficam prejudicados devido à grande desigualdade socioeconômica descrita.

Priscila Livia

Uma libriana um pouco tímida, tranquila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.

Recent Posts

O futuro da impressão com impressoras 3D

Não há dúvida de que o futuro já chegou. E as impressoras 3D são um…

5 de fevereiro de 2024

A credibilidade de Pablo Marçal em xeque: histórias surreais geram controvérsia

O influenciador digital e coach Pablo Marçal, com mais de 7 milhões de seguidores no…

16 de janeiro de 2024

O futuro da Amazônia: do diálogo à ação

Pela primeira vez em 14 anos, os representantes dos oito países com jurisdição sobre a…

4 de outubro de 2023

O que é coluna na roleta? Aprenda tudo sobre o jogo

Já experimentou a emoção de ver a bolinha na roleta e esperar que ela caia…

3 de outubro de 2023

O que realmente aconteceu no culto de Catanduva? Vitória Souza conta tudo sobre sua experiência com o pastor; leia!

A jovem pregadora, Vitória Souza, de 17 anos, esteve no centro de uma recente polêmica…

27 de setembro de 2023

FanFever: nova plataforma de venda de conteúdo que é só vantagens!

Com a evolução da tecnologia e a quebra de tabus em torno da sexualidade, sites…

28 de julho de 2023