PARA VOCÊ 🤍
Carregando...
Categories: Notícias

O calor na Europa: Por qual motivo o Brasil também deve se preocupar

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Por que o calor na Europa: Por qual motivo o Brasil também deve se preocupar? Continue lendo e saiba no blog Diário prime o motivo provável dos acontecimentos no continente.

O calor na Europa: Por qual motivo o Brasil também deve se preocupar

Acostumada às temperaturas baixas, a região do oeste europeu vem sendo atingida por ondas intensas de calor, as quais vem ocasionando grandes perturbações para os cidadãos. Além do impacto direto sobre a saúde do indivíduo, há a grande procura por água e energia, e ainda, ocorrências de incêndios difíceis de serem controlados e ainda devastadores.

Este impressionante episódio que a Europa enfrenta, foi relacionado pelo serviço de meteorologia do Reino Unido (Met Office), às mudanças no clima movidas pelo homem. As temperaturas subiram a tal ponto, que na última quarta-feira (20/07), a capital britânica chegou a marcar 40,3 °C, o que resultou no maior número de chamadas de bombeiros desde a Segunda grande guerra.

E o Brasil

Dessa forma esses episódios de calor não estão restritos à Europa. Aqui no Brasil, já houve alguns eventos que podem-se relacionados. Tais como, a tempestade de areia no interior de São Paulo e a grande enchente, do Rio Negro, no Amazonas. De acordo com Alexandre Costa, especialista do clima e docente na Universidade Estadual do Ceará, as chuvas que ocorreram entre maio e junho deste ano, em Pernambuco. Estão provavelmente ligadas às mudanças no clima.

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), em um de seus relatórios, assinala que à região semiárida do Brasil, vem sofrendo com secas mais fortes.

Episódios de calor com maior frequência

O calor na Europa é diferente porque é muito quente e seco. Como resultado, nossos corpos perdem mais líquido porque há muito menos vapor de água no ar, então o suor acaba evaporando mais. É aí que entra o problema da desidratação e da insolação, sendo uma das piores coisas, disse o especialista.

Segundo o climatologista, Francisco Eliseu Aquino (Universidade do Rio Grande do Sul, Departamento de Geografia e Centro Polar e Climático). Assim, os episódios de altas temperaturas na parte sul do hemisfério. Então com uma maior frequência e com maior duração e conforme o apontado pelo IPCC. Desse modo o planeta pode-se atingido progressivamente por essas intensas ondas de calor.

Por fim, possível notar o aumento e constância nesses eventos, um episódio de altas temperaturas que caracteristicamente. Ocorria em um intervalo de 10 anos, está com uma frequência cerca de três vezes maior.

Priscila Livia

Uma libriana um pouco tímida, tranquila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.

Recent Posts

Projeto Jornada X Orizon reúne mais de 1.330 mil estudantes em Mato Grosso

Com projetos focados em educação ambiental, economia circular e sustentabilidade, o Instituto Orizon Social, mantido…

9 de maio de 2024

O futuro da impressão com impressoras 3D

Não há dúvida de que o futuro já chegou. E as impressoras 3D são um…

5 de fevereiro de 2024

A credibilidade de Pablo Marçal em xeque: histórias surreais geram controvérsia

O influenciador digital e coach Pablo Marçal, com mais de 7 milhões de seguidores no…

16 de janeiro de 2024

O futuro da Amazônia: do diálogo à ação

Pela primeira vez em 14 anos, os representantes dos oito países com jurisdição sobre a…

4 de outubro de 2023

O que é coluna na roleta? Aprenda tudo sobre o jogo

Já experimentou a emoção de ver a bolinha na roleta e esperar que ela caia…

3 de outubro de 2023

O que realmente aconteceu no culto de Catanduva? Vitória Souza conta tudo sobre sua experiência com o pastor; leia!

A jovem pregadora, Vitória Souza, de 17 anos, esteve no centro de uma recente polêmica…

27 de setembro de 2023