PARA VOCÊ 🤍
Carregando...
Categories: Notícias

Mês de junho fecha com um dos maiores índices de chuva no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 4 de julho de 2022, por Priscila Lívia — O mês de junho fecha com um dos maiores índices da chuva no Rio de Janeiro. Veja no blog Diário prime, então, se você conhecerá  o estado fique atento as próximas previsões!

Mês de junho fecha com um dos maiores índices de chuva no Rio de Janeiro

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a cidade maravilhosa sofreu com um dos maiores índices de chuva dos últimos anos apenas no mês de junho. Assim, a previsão para a quantidade de chuva no mês para a cidade era de 42,7 mm. Contudo, não foi isso que se observou na capital fluminense.

Desse modo, por exemplo, na estação Jacarepaguá, a quantidade chuva registrada foi de 86,8 mm, ou seja, 103,3% maior do que era previsto. Ademais, na estação do Forte de Copacabana foram registrados 81,4 mm, mais de 90% do que era esperado para o local, assim como em diversas outras áreas da capital do estado do Rio de Janeiro.

Qual o volume antigo da chuva?

Os pesquisadores e climatólogos fizeram observações quanto aos volumes de chuva registrados em anos anteriores para entender e comparar com a situação atual da cidade. Assim, na estação Jacarepaguá que registrou uma forte disparidade com o que era previsto (103%), no ano anterior foram registrados apenas 40,4 mm.

Já a região da estação da Praia do Forte de Copacabana registrou o maior índice de chuva em 6 anos, desde 86,8 mm em junho de 2016. Além disso, no mesmo local, em junho de 2021, houveram apenas 77 mm registrados.

Quais as regiões mais afetadas pela chuva?

Ainda segundo os especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as regiões do estado do Rio de Janeiro que mais registraram alta nos índices de chuva no mês de junho de 2022 foram principalmente as cidades da região metropolitana. Assim, houveram grandes registros de chuva nas cidades de Guapimirim e de Petrópolis, bem próximas da capital. Além disso, como já visto, a própria cidade do Rio de Janeiro registrou alta no índice pluviométrico previsto para a região.

Quais as tendências futuras?

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as primeiras semanas do mês seguinte, julho, serão bem diferentes do mês anterior, junho. Assim, existe a presença de ar seco em várias regiões brasileiras, que impede a formação de nuvens carregadas de chuva. Além disso, há a presença de tempo firme e uma alta considerável na temperatura.

As mudanças ocorrerão, então, a partir da segunda semana de julho, na qual chegará uma frente fria que trará de volta as chuvas. Todavia, a previsão de índices pluviométricos não são altas, mas é esperado que as temperaturas caiam. Assim, se você mora na região ou pretende visitar durante o período de 12 a 17 de julho é melhor separar casacos e roupas de frio!

Priscila Livia

Uma libriana um pouco tímida, tranquila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.

Recent Posts

O futuro da impressão com impressoras 3D

Não há dúvida de que o futuro já chegou. E as impressoras 3D são um…

5 de fevereiro de 2024

A credibilidade de Pablo Marçal em xeque: histórias surreais geram controvérsia

O influenciador digital e coach Pablo Marçal, com mais de 7 milhões de seguidores no…

16 de janeiro de 2024

O futuro da Amazônia: do diálogo à ação

Pela primeira vez em 14 anos, os representantes dos oito países com jurisdição sobre a…

4 de outubro de 2023

O que é coluna na roleta? Aprenda tudo sobre o jogo

Já experimentou a emoção de ver a bolinha na roleta e esperar que ela caia…

3 de outubro de 2023

O que realmente aconteceu no culto de Catanduva? Vitória Souza conta tudo sobre sua experiência com o pastor; leia!

A jovem pregadora, Vitória Souza, de 17 anos, esteve no centro de uma recente polêmica…

27 de setembro de 2023

FanFever: nova plataforma de venda de conteúdo que é só vantagens!

Com a evolução da tecnologia e a quebra de tabus em torno da sexualidade, sites…

28 de julho de 2023