PARA VOCÊ 🤍
Carregando...
Notícias

6 clubes que usam o campeonato estadual para testar jogadores

Entre o fim de uma temporada complicada como 2020 e o início de outro ano de trabalho, as competições estaduais fazem a prévia do que esperar dos grandes clubes do futebol brasileiro. Enquanto uns se esforçam pelo título do campeonato estadual, outros preferem testar novos jogadores. Veja algumas dessas equipes.

Leia mais: Quais são os maiores campeões da história do Paulistão?
Athletico Paranaense e a disputa no estadual
O Furacão paranaense é um dos clubes que preferem testar jogadores no seu elenco durante a primeira disputa do ano. Assim, o Athletico geralmente coloca sua base e seu elenco de reservas para a disputa estadual.

Por outro lado, os titulares podem assumir as suas posições numa eventual reta final de competição, diante de um clássico contra o Coritiba ou o Paraná Clube, maiores rivais do Furacão na disputa local.

No entanto, nas últimas participações os juniores do Furacão tem correspondido às expectativas. Dessa forma, os mais jovens do elenco do Athletico entram em campo durante a maior parte da disputa estadual. Alguns deles, eventualmente, se consolidam no time principal.
Fortaleza e Ceará, laboratório no Cearense
Os maiores clubes da Terra da Luz também aproveitam o começo do calendário anual de jogos experimentando jovens e novos jogadores em suas equipes. Assim, os dois rivais cearenses só entram na disputa estadual numa fase seguinte.

Se por um lado, a Federação Cearense de Futebol alega que os maiores times ficam sobrecarregados com várias competições (Leão e Vozão sempre jogam a Copa do Nordeste); os clubes menores contestam o privilégio de avançar sem jogar no torneio estadual.

Dessa forma, as equipes costumam aliviar o peso dos plantéis escalando equipes mistas nas primeiras disputas do Campeonato Cearense. Assim, Fortaleza e Ceará reservam o melhor de seus elencos para o Clássico-Rei, quase sempre a final do torneio.

Veja também: Fortaleza e a experiência de Wellington Paulista, o WP9
Bahia e Vitória, testes e talentos no Estadual
Outros dois grandes rivais nordestinos possuem a agenda cheia nos primeiros meses do ano. Assim, Bahia e Vitória disputam o campeonato estadual e a Copa do Nordeste quase ao mesmo tempo no primeiro semestre.

6 clubes que usam o campeonato estadual para testar jogadores. Imagem: Reprodução Instagram @ecbahia

Dessa forma, o Leão e o Esquadrão costuma escalar equipes mistas na disputa do Campeonato Baiano. Enquanto o Bahia investe numa equipe repleta de jogadores da base; o Vitória, em baixa nos últimos anos, trata a competição como um laboratório de talentos. Assim, os que se destacam no rubro-negro baiano logo são negociados.
Flamengo e as férias das estrelas no Cariocão
6 clubes que usam o campeonato estadual para testar jogadores. Imagem: Reprodução / Divulgação FERJ

Por fim, o atual campeão brasileiro também usa o seu campeonato estadual para dar férias ao elenco principal e escalar os garotos da base nas primeiras partidas. Dessa forma, o Flamengo consegue dar uma folga às suas maiores estrelas; enquanto trabalham o futuro do clube na base em campo.

No entanto, o regulamento da FERJ, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro; alterou as regras e forçou os clubes a escalarem suas estrelas o quanto antes. Dessa forma, os clubes grandes devem escalar seu time principal até a quarta rodada da competição em andamento.

Ou seja, de hoje em diante, menos folga e menos laboratório para o Flamengo durante a disputa do Cariocão. Assim; a torcida deve vislumbrar os ídolos e astros do time rubro-negro já nos primeiros jogos do ano, a todo vapor.

Você pode gostar: Esquenta do Paulistão: Relembre times que aprontaram

Diogo Fontes Dias Coelho

Flamenguista da gema e oriundo de uma família Fla-Flu, vivo o esporte desde que nasci e sou apaixonado por futebol. Em 2009 estreei na área jornalística, no projeto Viva Favela, pela ONG Viva Rio, atuando como assistente de produção e edição de matérias sociais e culturais. Hoje trabalho como redator e editor esportivo, coprodutor do Programa Rifando a Bola e Radialista na Rádio Bicuda FM.

Recent Posts

Projeto Jornada X Orizon reúne mais de 1.330 mil estudantes em Mato Grosso

Com projetos focados em educação ambiental, economia circular e sustentabilidade, o Instituto Orizon Social, mantido…

9 de maio de 2024

O futuro da impressão com impressoras 3D

Não há dúvida de que o futuro já chegou. E as impressoras 3D são um…

5 de fevereiro de 2024

A credibilidade de Pablo Marçal em xeque: histórias surreais geram controvérsia

O influenciador digital e coach Pablo Marçal, com mais de 7 milhões de seguidores no…

16 de janeiro de 2024

O futuro da Amazônia: do diálogo à ação

Pela primeira vez em 14 anos, os representantes dos oito países com jurisdição sobre a…

4 de outubro de 2023

O que é coluna na roleta? Aprenda tudo sobre o jogo

Já experimentou a emoção de ver a bolinha na roleta e esperar que ela caia…

3 de outubro de 2023

O que realmente aconteceu no culto de Catanduva? Vitória Souza conta tudo sobre sua experiência com o pastor; leia!

A jovem pregadora, Vitória Souza, de 17 anos, esteve no centro de uma recente polêmica…

27 de setembro de 2023