Ovo cozido cai bem em qualquer refeição e é repleto de benefícios; saiba mais

Alimento é simples de preparar e nutritivo

O ovo é um dos alimentos mais ricos em proteínas e vitaminas, fazendo com que ele seja tido como imprescindível em qualquer dieta, além de destacar-se pela versatilidade. Com alto poder nutritivo, em suas diferentes formas de preparo, ele é visto na mesa de milhões de pessoas todos os dias. Nesta quarta-feira (10/03), explicaremos os benefícios principais do ovo cozido.

Frito, mexido, adicionado em inúmeras receitas ou simplesmente cozido, o ovo é um importante companheiro no combate a diversos problemas de saúde e, também, para manter uma alimentação balanceada e rica em propriedades saudáveis para o corpo humano.

No caso do ovo cozido, a receita é uma das mais básicas, simples e rápidas. Geralmente, o principal entrave é acertar o ponto específico de preferência para a gema – que pode ficar mole ou firme. Neste caso, varia de acordo com o gosto de cada pessoa.

Saiba também: Insônia e ansiedade? Benefícios do chá de erva-cidreira podem te ajudar

No caso dos resultados obtidos com o consumo deste alimento, estudos comprovam a sua eficácia para a nossa saúde.

Ovo cozido cai bem em qualquer refeição e é repleto de benefícios; saiba mais Ovo cozido cai bem em qualquer refeição e é repleto de benefícios; saiba mais (Foto: Manhaçu News)
Ovo cozido: receita que cai bem em qualquer refeição
O ovo é rico em vitaminas A, D, E e do Complexo B, além de possuir propriedades de selênio, zinco, cálcio e fósforo, bem como proteínas diversas.

Para obter seus benefícios, é necessário consumi-lo de forma balanceada, junto com alimentos que o complementem. Três a sete ovos por semana é o ideal.

Um dos alimentos mais versáteis, o ovo cozido cai bem a qualquer hora do dia: no café da manhã, no almoço, no jantar ou até mesmo em algum lanche.

Vale ressaltar ainda que o ovo em sua forma cozida possui o menor nível de calorias em relação às outras maneiras de prepará-lo, como frito.

Leia também: Surpreenda-se com o frango a pizzaiolo; almoço saboroso em 40 min
Veja 7 benefícios do ovo cozido

1 – Por provocar uma sensação de saciedade, o ovo cozido favorece a perda de peso, pois auxilia na redução das porções de alimentos;
2- Devido às propriedades do complexo B e sua fonte de proteínas, é fundamental para o aumento da massa muscular;
3 – As fontes de ferro, vitamina B12 e ácido fólico ajudam no combate da anemia;
4 – O ovo é rico em cálcio e ferro, essenciais para manter a saúde dos ossos; ajuda no combate da osteoporose e da osteopenia;
6 – As propriedades de triptofano, selênio e colina ajudam na melhora da memória;
7 – A atividade antioxidante do ovo ajuda a reduzir o envelhecimento precoce, pois as vitaminas A, D e D, junto com zinco e o selênio previnem os dados dos radicais livres nas células.

Como preparar um ovo cozido perfeito
Como citado ao longo deste texto, trata-se de uma receita simples, fácil e prática, mas que vai bem em qualquer refeição. Além de saboroso, é um alimento nutritivo e importante para o bem estar.

Para preparar, primeiramente acrescente água suficiente para para um ovo completamente em uma panela média;
Após a água ferver, mergulhe o ovo na panela sem deixar que ele trinque;
Depois, basta deixar ferver até o ponto desejado.

Quanto à forma do ovo cozido que será preparado, também como destacado acima, depende do gosto de cada um.

Quanto mais tempo em fogo alto, mais durinha ficará a gema. E quanto menos tempo de cozimento, mais mole terá a gema.

O tempo de cozimento é de cinco a 12 minutos, de acordo a preferência.

Leia ainda: Macarronese colorida: salada nutritiva é entrada perfeita para almoço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies