Take a fresh look at your lifestyle.

Ovo cozido cai bem em qualquer refeição e é repleto de benefícios; saiba mais

Alimento é simples de preparar e nutritivo

O ovo é um dos alimentos mais ricos em proteínas e vitaminas, fazendo com que ele seja tido como imprescindível em qualquer dieta, além de destacar-se pela versatilidade. Com alto poder nutritivo, em suas diferentes formas de preparo, ele é visto na mesa de milhões de pessoas todos os dias. Nesta quarta-feira (10/03), explicaremos os benefícios principais do ovo cozido.

Frito, mexido, adicionado em inúmeras receitas ou simplesmente cozido, o ovo é um importante companheiro no combate a diversos problemas de saúde e, também, para manter uma alimentação balanceada e rica em propriedades saudáveis para o corpo humano.

No caso do ovo cozido, a receita é uma das mais básicas, simples e rápidas. Geralmente, o principal entrave é acertar o ponto específico de preferência para a gema – que pode ficar mole ou firme. Neste caso, varia de acordo com o gosto de cada pessoa.

Saiba também: Insônia e ansiedade? Benefícios do chá de erva-cidreira podem te ajudar

No caso dos resultados obtidos com o consumo deste alimento, estudos comprovam a sua eficácia para a nossa saúde.

Ovo cozido cai bem em qualquer refeição e é repleto de benefícios; saiba mais Ovo cozido cai bem em qualquer refeição e é repleto de benefícios; saiba mais (Foto: Manhaçu News)
Ovo cozido: receita que cai bem em qualquer refeição
O ovo é rico em vitaminas A, D, E e do Complexo B, além de possuir propriedades de selênio, zinco, cálcio e fósforo, bem como proteínas diversas.

Para obter seus benefícios, é necessário consumi-lo de forma balanceada, junto com alimentos que o complementem. Três a sete ovos por semana é o ideal.

Um dos alimentos mais versáteis, o ovo cozido cai bem a qualquer hora do dia: no café da manhã, no almoço, no jantar ou até mesmo em algum lanche.

Vale ressaltar ainda que o ovo em sua forma cozida possui o menor nível de calorias em relação às outras maneiras de prepará-lo, como frito.

Leia também: Surpreenda-se com o frango a pizzaiolo; almoço saboroso em 40 min
Veja 7 benefícios do ovo cozido

1 – Por provocar uma sensação de saciedade, o ovo cozido favorece a perda de peso, pois auxilia na redução das porções de alimentos;
2- Devido às propriedades do complexo B e sua fonte de proteínas, é fundamental para o aumento da massa muscular;
3 – As fontes de ferro, vitamina B12 e ácido fólico ajudam no combate da anemia;
4 – O ovo é rico em cálcio e ferro, essenciais para manter a saúde dos ossos; ajuda no combate da osteoporose e da osteopenia;
6 – As propriedades de triptofano, selênio e colina ajudam na melhora da memória;
7 – A atividade antioxidante do ovo ajuda a reduzir o envelhecimento precoce, pois as vitaminas A, D e D, junto com zinco e o selênio previnem os dados dos radicais livres nas células.

Como preparar um ovo cozido perfeito
Como citado ao longo deste texto, trata-se de uma receita simples, fácil e prática, mas que vai bem em qualquer refeição. Além de saboroso, é um alimento nutritivo e importante para o bem estar.

Para preparar, primeiramente acrescente água suficiente para para um ovo completamente em uma panela média;
Após a água ferver, mergulhe o ovo na panela sem deixar que ele trinque;
Depois, basta deixar ferver até o ponto desejado.

Quanto à forma do ovo cozido que será preparado, também como destacado acima, depende do gosto de cada um.

Quanto mais tempo em fogo alto, mais durinha ficará a gema. E quanto menos tempo de cozimento, mais mole terá a gema.

O tempo de cozimento é de cinco a 12 minutos, de acordo a preferência.

Leia ainda: Macarronese colorida: salada nutritiva é entrada perfeita para almoço

Comentários estão fechados.