
Como plantar araruta corretamente e colher muitos vegetais: confira! - Fonte: Canva
Chorozinho – CE, hoje, 27 de novembro de 2022, por Iara Costa – Você sabe como plantar araruta? Essa herbácea é muito consumida como farinha e fécula na preparação de diferentes receitas. Logo, se você é daqueles que ama o sabor deste alimento, tê-la em seu quintal é uma ótima opção, não acha?
E foi exatamente por isso, que hoje preparei esta matéria. Nela vou te apresentar alguns dos cuidados básicos que esta planta necessita para o seu plantio e como realizá-lo. Portanto, não saia daqui sem antes conferir a matéria!
Para plantar este vegetal é importante conhecer as necessidades básicas do cultivo desta raiz. A saber, a araruta se desenvolve melhor quando recebe luz solar direta e prefere temperaturas acima de 20° C.
Além disso, é importante que o solo do plantio seja de fácil drenagem e bem profundo. Junto a isso, o ideal é cultivá-la sempre em solos que tenham o PH 5,8 a 6,3 e sempre úmidos, pois esta planta não resiste à falta de água.
Para cultivar a araruta, corte pedaços de rizoma que tenham aproximadamente de 4 a 7 cm de tamanho. Feito isso, plante-os a 5 cm de profundidade no local definitivo, deixando um espaço de 50 cm entre cada rizoma. Em relação às linhas de plantio, o espaço pode ser de 60 cm até 1 metro, se preferir.
O principal cuidado que se deve tomar com o plantio de araruta, é em relação às ervas daninhas, visto que está roubam os nutrientes disponíveis no solo. Desse modo, é sempre bom retirar as flores da planta, pois isso estimula o crescimento do rizoma.
A época de colher os rizomas pode acontecer a partir do 6 mês de cultivo ou até após 1 ano. Um sinal de que já está na época da colheita é que as folhas da planta ficam amareladas. Após remover os rizomas da terra, você pode selecionar os mais belos e saudáveis para plantar novamente.
Essa raiz pode ser consumida de diferentes maneiras, contudo, a mais comum é como farinha. Algumas das formas que podemos consumir araruta é como fécula para pães, biscoitos, em sopas, ensopados ou na sua forma natural.
É possível encontrar essa raiz em feiras, mercados da cidade ou em lojinhas de produtos naturais. A araruta também é conhecida por outros nomes, como: araruta-caixulta, maranata, embiri, araruta-palmeira.
O pezinho desta herbácea mede de 40 a 60 cm de altura e apresenta folhas secas no outono, estação em que a planta conclui seu ciclo. Essa planta também floresce uma pequena flor branca e bem discreta.
Assim, chegamos ao final desta matéria. Então, viu só como plantar araruta não é um bicho de sete cabeças? Se você gosta deste tipo de conteúdo, continue acompanhando nosso site. Afinal, todos os dias temos conteúdos novos por aqui!
A influenciadora Maíra Cardi surpreendeu seus seguidores ao revelar que está enterrando Bíblias em cada…
A roleta é um dos jogos mais populares e emblemáticos encontrados nos cassinos ao redor…
Com projetos focados em educação ambiental, economia circular e sustentabilidade, o Instituto Orizon Social, mantido…
Não há dúvida de que o futuro já chegou. E as impressoras 3D são um…
O influenciador digital e coach Pablo Marçal, com mais de 7 milhões de seguidores no…
Pela primeira vez em 14 anos, os representantes dos oito países com jurisdição sobre a…
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
ler mais