Como plantar araruta corretamente e colher muitos vegetais: confira!
Os rizomas da araruta são muito utilizados para produzir farinha e fécula!
Chorozinho – CE, hoje, 27 de novembro de 2022, por Iara Costa – Você sabe como plantar araruta? Essa herbácea é muito consumida como farinha e fécula na preparação de diferentes receitas. Logo, se você é daqueles que ama o sabor deste alimento, tê-la em seu quintal é uma ótima opção, não acha?
E foi exatamente por isso, que hoje preparei esta matéria. Nela vou te apresentar alguns dos cuidados básicos que esta planta necessita para o seu plantio e como realizá-lo. Portanto, não saia daqui sem antes conferir a matéria!
Confira o passo a passo de como plantar araruta
Para plantar este vegetal é importante conhecer as necessidades básicas do cultivo desta raiz. A saber, a araruta se desenvolve melhor quando recebe luz solar direta e prefere temperaturas acima de 20° C.
Além disso, é importante que o solo do plantio seja de fácil drenagem e bem profundo. Junto a isso, o ideal é cultivá-la sempre em solos que tenham o PH 5,8 a 6,3 e sempre úmidos, pois esta planta não resiste à falta de água.
Como plantar araruta?
Para cultivar a araruta, corte pedaços de rizoma que tenham aproximadamente de 4 a 7 cm de tamanho. Feito isso, plante-os a 5 cm de profundidade no local definitivo, deixando um espaço de 50 cm entre cada rizoma. Em relação às linhas de plantio, o espaço pode ser de 60 cm até 1 metro, se preferir.
Cuidados e colheita
O principal cuidado que se deve tomar com o plantio de araruta, é em relação às ervas daninhas, visto que está roubam os nutrientes disponíveis no solo. Desse modo, é sempre bom retirar as flores da planta, pois isso estimula o crescimento do rizoma.
A época de colher os rizomas pode acontecer a partir do 6 mês de cultivo ou até após 1 ano. Um sinal de que já está na época da colheita é que as folhas da planta ficam amareladas. Após remover os rizomas da terra, você pode selecionar os mais belos e saudáveis para plantar novamente.
Essa raiz pode ser consumida de diferentes maneiras, contudo, a mais comum é como farinha. Algumas das formas que podemos consumir araruta é como fécula para pães, biscoitos, em sopas, ensopados ou na sua forma natural.
Onde encontrar essa raiz?
É possível encontrar essa raiz em feiras, mercados da cidade ou em lojinhas de produtos naturais. A araruta também é conhecida por outros nomes, como: araruta-caixulta, maranata, embiri, araruta-palmeira.
O pezinho desta herbácea mede de 40 a 60 cm de altura e apresenta folhas secas no outono, estação em que a planta conclui seu ciclo. Essa planta também floresce uma pequena flor branca e bem discreta.
Assim, chegamos ao final desta matéria. Então, viu só como plantar araruta não é um bicho de sete cabeças? Se você gosta deste tipo de conteúdo, continue acompanhando nosso site. Afinal, todos os dias temos conteúdos novos por aqui!
Comentários estão fechados.