
Casca de ovo: poderoso fertilizante ecológico e também mais eficiente - Reprodução: Pixabay
Brusque – Santa Catarina, terça-feira, 22 de março – O ovo é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo e por isso, junto com ele, a produção de casca de ovo é também enorme. Por isso, um estudo realizado pela UFPR Ciência mostra como é importante dar um destino final, usando como fertilizante.
O projeto foi desenvolvido pela Universidade, que mostrou que a casca de ovo é um potente fertilizante, ideal para ser usado na produção agrícola e também ecológico para preservar o meio ambiente. O Vida de Casa trouxe um resumo do estudo, para comprovar essas informações.
Saiba mais: Casca de ovo na terra? Entenda a função desse ingrediente no cultivo
O estudo realizado através de um projeto cuja intenção era melhorar a produção do fertilizante que já havia sido desenvolvido por pesquisadores. O intuito então, era de aumentar a eficiência da casca de ovo também para reduzir a quantidade dos resíduos.
Portanto, no projeto, eram moídos de forma mecânica, milhares de cascas usando um processo chamado mecanoquímico. Onde a matéria-prima reage por energia térmica e pela fricção do próprio processo.
Sendo assim, a matéria-prima era colocada dentro de um moinho, junto de fosfato de potássio, que em sua reação tem a capacidade de fornecer cálcio e fósforo com as cascas. Ideal para qualquer plantação.
O estudo se baseou em outro que tinha como objetivo o reaproveitamento do amianto. Sendo assim, por perceber que a casca do ovo tinha uma composição parecida com boa parte dos fertilizantes, a ideia de usá-lo de forma ecológica nessa função, parecia mais inteligente e sustentável.
Leia também: Casca de ovo como adubo: veja quais as vantagens e como utilizar
Os fertilizantes produzidos a partir de resíduos ou dejetos, possuem uma eficácia muito melhor quando comparado a outros produtos comercializados. Inclusive, a técnica desenvolvida teve os principais cuidados para não gerar outros tipos de resíduos que pudessem ser indesejáveis.
Por ser um processo seco, a produção da casca de ovo como fertilizante, não precisa de nenhuma etapa de secagem. Portanto, diferente de outros processos. Os elementos químicos presentes na matéria-prima, possuem alto valor, por isso não há necessidade de purificar o processo.
A aplicação comercial desse novo produto deve ser algo rápido, principalmente por já ter um pedido de patente em andamento. Portanto, é preciso que a proposta seja aceita também pela indústria para que o sistema passe a combinar outros produtos baseados no carbonato de cálcio, assim como o amianto. Outro resíduo da indústria que poderia ser reaproveitado de forma mais sustentável. No canal Cultivando, eles explicam quais os benefícios de usar as cascas dos ovos como adubo, veja abaixo.
Veja este artigo: Casca de ovo para orquídeas: pode usar mesmo? Dicas para deixar flores atraentes
Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…
Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…
Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…
Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…
Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…
Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…