#MeuJardim

Arruda: Saiba mais sobre a planta e quais os seus benefícios

Brusque – Santa Catarina, terça-feira, 22 de março – A arruda é uma planta conhecida por vários de seus benefícios. Além de efeitos contraceptivos a planta também possui ação anti-inflamatória e em alta dosagem pode ser até mesmo perigosa.

ID do canal inválida ou não há videos.

Com nome científico de Ruta graveolens, a planta pertence a famílias das Rutáceas é pode ser cultivada em vários lugares do mundo. Por fazer parte da medicina popular, ela pode ser indicada como medicamento em alguns casos e até abortivo. O Vida de Casa mostra mais detalhes da Arruda, para saber mais continue lendo.

Leia mais: Arruda: aprenda cuidar dessa planta considerada da sorte; saiba mais

Benefícios da arruda

De acordo com um estudo realizado pela revista Elsevier, a Arruda tem propriedades para ser usada como herbicida natural. Isso significa que existem substâncias na planta, que inibem o crescimento de outras plantas por perto. O que é algo muito comum e usado na agricultura.

Também possui ação fungicida em suas folhas, conforme o estudo realizado pela Journal of Agricultural and Food Chemistry. Mas, a avaliação mostrou haver compostos na folha que apresentam atividades não apenas contra algumas espécies de fungos, assim como ação antimicrobiana.

O efeito anti-inflamatório da Arruda também comprovado por um estudo realizado pela Revista Africana de Biotecnologia. Contudo, foram feitos testes em ratos, comparando os efeitos do extrato das folhas, com a ação anti-inflamatória do Voveran.

Contraceptivo perigoso

Existem estudos que comprovam a eficácia da arruda como contraceptivo. Sendo assim, um estudo realizado pela revista Thieme mostrou em ratos a sua eficácia, com um a dez dias depois do coito. Comprovando que a planta pode funcionar como contraceptivo no começo da gravidez. Contudo, pode ter um resultado perigoso quando utilizado em altas doses.

Sendo assim, um dos principais efeitos da planta é o de causar fortes contrações no músculo uterino. Portanto, pode provocar hemorragias e se consumido em altas doses até mesmo a morte da mulher. Entretanto, se em baixas concentrações, a planta tem propriedades benéficas para poder consumir de outras maneiras.

Saiba mais: Arruda: como cultivar essa planta poderosa, veja o passo passo e saiba os cuidados necessários

Consumo do chá de arruda

O chá de arruda sempre muito usado na medicina popular como algo para acelerar a fazer descer a menstruação. Além disso, pode calmar ou promover um aborto se consumido em doses erradas. Sendo assim, vale ressaltar que a quantidade e a proporção do chá podem ser perigosas.

Entretanto, se consumido em doses acima do permitido, a arruda pode provocar tremores, convulsões, hemorragia intensa, dor abdominal, foto sensibilidade, vômito, entre vários outros, até levar a paciente a óbito. Veja abaixo o que a Nô Figueiredo tem a dizer sobre a polêmica arruda.

Entenda mais sobre o assunto: Descubra quais são os 8 incensos para ter em casa; Confira agora

Daiane de Souza

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022