#MinhaCasa

Incensos: tudo o que você precisa saber para aromatizar a sua casa

Domingo, 27 de dezembro de 2021, você aprenderá tudo o que precisa sobre os incensos e como utilizá-los para tornar a sua casa um ambiente mais agradável. Para começar, os incensos se originaram nas regiões do Oriente médio e Egito. Feitos a partir das resinas dos troncos das árvores, são, até hoje, considerados bons materiais para purificar e aromatizar o local.

ID do canal inválida ou não há videos.

A princípio existem 2 categorias de incensos atualmente conhecidas: incensos de queima direta e indireta. Ambos podem ser utilizados em festividades e comemorações. Confira também como deixar a sua casa limpa paras as festas de fim de ano, aqui no Vida de casa.

Veja também: banheiro perfumado: veja dicas para deixar cheirinho bom sem gastar

Incensos tudo o que você precisa saber para aromatizar a sua casa – Reprodução Pixabay
Conheça suas diferenças
Primeiramente, falaremos sobre o tipo menos comum nas casas. O incenso de queima indireta, como o nome diz, necessita de uma fonte externa de calor (fogo ou carvão) para continuar queimando. Alguns exemplos deles são: paló santo, madeira com propriedades aromáticas que purifica o ambiente, e, a sálvia, erva milenar utilizada por povos antigos na defumação e renovação de energias.

Diferentemente, o incenso de queima direta tem elementos combustíveis em sua composição, e uma vez aceso, segue queimando até o final. Têm composições e bases diferentes, massala e carvão sendo as mais usadas. Sobretudo, são vendidos em diversos formatos por preços bem acessíveis.
Preço
Hoje em dia, pode-se pedir tudo online. O preço de incensos importados diminui pela internet, e você ainda tem a vantagem de recebê-los na sua casa. Se você é um ávido consumidor de incensos, uma dica legal é pedir em quantidade, assim a unidade fica mais barata ainda.

Outro ponto importante é entender que quanto mais pura e rara for a matéria-prima do seu incenso, mais caro ele será. Todavia, você consegue encontrar bons preços nos mercados centrais da sua cidade. A vantagem de comprar no local é seu poder de negociação, não se esqueça disso!

Sabonete artesanal de carvão e argila – receita completa e passo passo
Os tipos e formatos diferentes do incenso de queima direta
De antemão, os incensos de queima direta são mais usados nas casas e ambientes familiares pela sua praticidade. Frenquentemente, são vendidos no formato de pequenos cilindros ou pastilhas. Na ocasião da compra, olhe os ingredientes da composição escritos na embalagem. Assim, poderá escolher o aroma que mais lhe agrada e desviar de composições muito tóxicas.
Composição dos incensos
Como mencionado anteriormente, as composições variam, porém, prefira os mais naturais. Muitas vezes, não há se quer algum material orgânico na composição dos bastões. Para que o cheiro possa parecer o original, são usadas essências artificiais. Por isso atente-se; compostos artificiais são mais alergênicos, se você é uma pessoa sensível, evite!

Pasta de dente 100% caseira: aprenda fazer e conheça os benefícios
Suportes para os incensos
Antes de tudo, compre um suporte para queimar o incenso! Eles são geralmente feitos de madeira, abrigam um pequeno buraco para o encaixe do bastão e um corpo coletor de cinzas; desta forma, a medida que ele vá queimando, as cinzas são coletadas e não se espalham pela superfície do lugar.
Dicas de como usar
Um dos lugares de alta compatibilidade para o incenso é o banheiro. Por ser um lugar de uso frequente e odores “fortes”, o incenso entra de herói na cena. Toda vez que for usar o vaso, acenda-o por alguns instantes; será o suficiente para amenizar o cheiro das evacuações. Outro momento válido é na hora do banho. Sentir o aroma do incenso pode ser relaxante e benéfico depois da correria do dia.

Use-o na sala ou varanda, para trazer a sensação de paz e felicidade. É bem-vindo em reuniões de família e jantares, porque traz charme para o ambiente. Acenda-os em meditações e sessões musicais; eles facilitam a concentração e o contato com partes mais profundas da mente.
Considerações finais
Enfim, use a criatividade na hora de escolher o local e o momento de usá-los. Aromas diferentes pedem contextos diferentes; ainda que seja uma prática aprendida com o tempo. Ao escolher incluir os incensos na sua rotina, você possibilitará uma nova experiência para sua vida. Aproveite! Confira a seguir os 20 mais poderosos incensos e como usá-los no dia a dia.

Lucca

Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. No mesmo ano fui convidado para atuar como revisor e tenho trabalhado assim, desde então. Massagista em formação, atualmente trabalho com a escrita e revisão de posts sobre plantas, dicas de jardinagem, cultivo de plantas ornamentais e dicas para a vida caseira. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022