
Helicônia: aprenda de vez como cuidar corretamente dessa planta - Pixabay
Brusque – Santa Catarina, segunda-feira, 21 de março – A helicônia é parente distante da bananeira, sendo bem parecida visualmente, apesar de suas cores serem totalmente diferentes. Por isso adquiriu o nome popular de bananeira ornamental ou bananeira do mato. Acompanhe nosso artigo e aprenda como cuidar dessa planta.
Ela é extremamente decorativa, chamando a atenção por sua coloração que varia entre as cores vermelho, amarelo e laranja. Assim, é uma planta ideal para utilizar em ambientes internos ou externos da casa. Por isso, o Vida de Casa vai mostrar melhor os detalhes do seu cultivo.
Leia mais: Como saber quando regar as plantas? Descubra agora o momento certo
Como cultivar a helicônia
O cultivo dessa planta é, de certo modo, bem fácil, pois ela não exige tantos cuidados. Dessa forma, pode ser cultivada facilmente por iniciantes na jardinagem, desde que sigam corretamente as dicas de cultivo. Para isso, basta prestar atenção ao ambiente ideal e outros pontos importantes. Esse é um gênero bastante amplo, com mais de 300 espécies, como mostrou Bruna Cezario, da revista Casa e Jardim, em outubro de 2021.
Ambiente adequado
A helicônia é de clima tropical e tolera bem os raios solares. Na verdade, é justamente na área externa que ela mais gosta de viver, com ambientes mais abertos. No entanto, uma meia sombra também é um espaço bastante favorável para o seu crescimento. Quando cultivada dentro de casa, o mais correto é sempre buscar um espaço que ofereça boa luminosidade natural.
Veja Também: Saiba como plantar rosas em vaso com esse tutorial super prático e rápido
Quanto ao solo, de uma forma geral, a Helicônia prefere um espaço que ofereça bastante materiais orgânicos. Nesse caso, o húmus e a terra do quintal são boas alternativas para esse cultivo. No entanto, um ponto positivo nesse quesito é que não necessita de adubações regulares como outras espécies de plantas.
Outra característica que chama a atenção para a Helicônia é sua rápida reprodução, com um espalhamento eficiente de mudas. Assim, cultivá-las em um espaço que impeça essa dispersão é uma forma eficiente de conter uma geração exagerada de novas plantas. Veja mais detalhes no vídeo do canal “Vida no Jardim”:
Confira: Ficus lyrata: descubra dicas de cultivo fáceis para deixá-la exuberante
Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…
Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…
Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…
Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…
Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…
Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…