Rio de Janeiro, 13 de julho de 2022, por Priscila Lívia — A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu um novo processo de licitação para a Bilhetagem Digital no transporte coletivo público e recebeu apenas quatro propostas recebidas para licitação para nova bilhetagem digital para transporte público no Rio. Saiba mais no blog Diário prime sobre o processo ainda passara por avaliação para escolha.
Nesta última terça-feira (12/07) a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da SMTR- Secretaria Municipal de Transporte, realizou uma audiência para abertura dos envelopes de interesse da Bilhetagem Digital.
Para a surpresa de muitos, apenas 4 empresas enviaram propostas. O consórcio Bilhete Digital foi o responsável pelo maior lance dado para o serviço no valor de 100 milhões de reais. Contudo, a SMTR ainda irá avaliar toda a documentação do consorcio.
Apenas após toda análise criteriosa de documentação e qualificação e estando de acordo como exigia o edital, aí sim o Consorcio Bilhete digital será oficialmente habilitado para comandar a gestão.
“O Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do Brasil a conseguir realizar uma licitação de bilhetagem digital. Assim, vamos acabar de vez com a tão falada caixa preta dos transportes. É um avanço institucional inédito e histórico para a regulamentação do setor de transporte público no município e no país. Sabia que este seria um dos maiores desafios do meu novo governo. E foi. A partir de agora, poderemos implementar um sistema que vai dar à Prefeitura todo o acesso às informações cruciais sobre faturamento, número de passageiros e viabilidade das linhas”
Antes de tudo apenas empresas que possuíam experiencia técnica comprovada poderiam participar do processo. Assim a Bilhetagem Digital dará maior transparência e tem previsão para que o início seja em janeiro de 2023.
Com esse novo processo o Rio de Janeiro se tornara a primeira cidade do Brasil em ter maior transparecia no processo de Bilhetagem envolvendo transporte público. Deste modo a prefeitura irá ter acesso completo as informações de quantidade de passageiros e faturamento, afirmou Eduardo Paes.
Com todos os dados disponibilizados. Assim a prefeitura planeja utilizar para melhoria no setor voltado para o transporte público e oferecer quantidades adequadas de ônibus por linhas. Desse modo com os dados da necessidade dos passageiros.
Com o sistema de bilhetagem digital será possível realizar o pagamento por diversos meios como o de QR Code, celular e cartões bancários. Assim o usuário se beneficiara tendo toda sua conta 100% online e em tempo real.
Por fim, com o novo sistema além de recarga tradicional em postos de autoatendimento, o usuário também poderá realizar recargas por meio online no site e aplicativo. Dessa forma nos próximos meses a prefeitura irá dedicar total publicidade ao novo aplicativo.
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