Take a fresh look at your lifestyle.

Equilíbrio entre Chapecoense e América marca disputa pelo título da Série B

Disputa pelo título pode terminar somente na última rodada

Segunda divisão do futebol nacional, a Série B conta com diversos times tradicionais. E dois deles estão travando uma dura disputa pela conquista do título de campeão da competição. Já garantidos na elite de 2021, Chapecoense e América Mineiro podem levantar a concorrência pela taça até a última rodada. Veja hoje (22/01) qual é o panorama do campeonato.

Chapecoense e América Mineiro fizeram campanhas sólidas e em momento algum correram algum risco de não serem promovidas à Série A da temporada de 2021. Isso porque, faltando duas rodadas para o fim da competição, a distância para o terceiro colocado só poderia ser tirada em três jogos. Ou seja, são os únicos concorrentes ao troféu de campeão de 2020.

Rebaixada no ano de 2019, a Chape fez uma campanha que lhe manteve na liderança da segunda divisão durante a maior parte do campeonato. Enquanto isso, o América Mineiro, que havia sido rebaixado em 2018 e bateu na trave do acesso em 2019, conseguiu alcançar a primeira posição na reta final.

No entanto, após a 36ª rodada da Série B ter sido concluída nesta última quinta-feira, 21 de janeiro, o Verdão do Oeste de Santa Catarina é quem reassumiu o primeiro lugar na classificação geral.

Com apenas um ponto separando as duas equipes nas duas primeiras posições, a disputa pode ser decidida somente nos últimos momentos.

Equilíbrio entre Chapecoense e América marca disputa pelo título da Série B Chapecoense lidera a Série B e tem maior chance de título (Foto: Equilíbrio entre Chapecoense e América marca disputa pelo título da Série B)

Leia mais: Relembre 5 Estrangeiros Que Fizeram História No Corinthians
Quem vai ser campeão da Série B de 2020? Veja o que os matemáticos dizem
Atualmente, a Chapecoense lidera o campeonato com 70 pontos ganhos em 36 jogos disputados. Foram 19 vitórias, 13 empates e apenas quatro derrotas.

O principal fator para a campanha sólida e tranquila da Chape na competição é o baixo número de gols sofridos: levou apenas 18. Ou seja, uma média de um gol sofrido a cada dois jogos que disputa.

Por outro lado, o América Mineiro tem 69 pontos e o mesmo número de vitórias. A equipe de Belo Horizonte também se destaca pela solidez defensiva neste campeonato: sofreu apenas 22 gols em todo o torneio.

Segundo os cálculos de probabilidade feitos pela equipe de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de título da Série B de 2020 são divididas dessa maneira:

58,6% de chances para a Chapecoense ser campeã; e
41,4% de chances para o América Mineiro ser campeão.

Leia também: Você lembra a nota de corte para o rebaixamento nos últimos Brasileirões?
Probabilidade aponta para decisão na última rodada, mas título pode ser definido com antecedência
Apesar de o equilíbrio indicar que o campeão pode ser conhecido somente na última rodada da competição, existe a possibilidade de a Chapecoense já levantar o troféu da Série B com uma partida de antecedência.

Em vantagem por um ponto, o Verdão pode soltar o grito de campeão na 37ª rodada em caso de triunfo sobre o Operário e se o América Mineiro perder seu jogo frente ao Confiança.

Caso esses dois resultados aconteçam, a Chape chegaria à marca de 73 pontos e o América ficaria com os mesmos 69 pontos que possui atualmente, fazendo com que seja impossível a ultrapassagem no último jogo.
Os jogos restantes das duas equipes na luta pelo título da segunda divisão brasileira
37ª rodada:

23/01 – Confiança x América Mineiro, às 16h15, no Batistão (Aracaju)
25/01- Operário x Chapecoense, às 17h, no Germano Krüger (Ponta Grossa-PR)

38ª rodada:

29/01 – América Mineiro x Avaí, às 21h30, no Independência (Belo Horizonte)
29/01 – Chapecoense x Confiança, às 21h30, na Arena Condá (Chapecó)

Leia ainda: Por onde anda Alexandre Pato, ex-São Paulo e Internacional?

Comentários estão fechados.