Equilíbrio entre Chapecoense e América marca disputa pelo título da Série B

Disputa pelo título pode terminar somente na última rodada

Segunda divisão do futebol nacional, a Série B conta com diversos times tradicionais. E dois deles estão travando uma dura disputa pela conquista do título de campeão da competição. Já garantidos na elite de 2021, Chapecoense e América Mineiro podem levantar a concorrência pela taça até a última rodada. Veja hoje (22/01) qual é o panorama do campeonato.

Chapecoense e América Mineiro fizeram campanhas sólidas e em momento algum correram algum risco de não serem promovidas à Série A da temporada de 2021. Isso porque, faltando duas rodadas para o fim da competição, a distância para o terceiro colocado só poderia ser tirada em três jogos. Ou seja, são os únicos concorrentes ao troféu de campeão de 2020.

Rebaixada no ano de 2019, a Chape fez uma campanha que lhe manteve na liderança da segunda divisão durante a maior parte do campeonato. Enquanto isso, o América Mineiro, que havia sido rebaixado em 2018 e bateu na trave do acesso em 2019, conseguiu alcançar a primeira posição na reta final.

No entanto, após a 36ª rodada da Série B ter sido concluída nesta última quinta-feira, 21 de janeiro, o Verdão do Oeste de Santa Catarina é quem reassumiu o primeiro lugar na classificação geral.

Com apenas um ponto separando as duas equipes nas duas primeiras posições, a disputa pode ser decidida somente nos últimos momentos.

Equilíbrio entre Chapecoense e América marca disputa pelo título da Série B Chapecoense lidera a Série B e tem maior chance de título (Foto: Equilíbrio entre Chapecoense e América marca disputa pelo título da Série B)

Leia mais: Relembre 5 Estrangeiros Que Fizeram História No Corinthians
Quem vai ser campeão da Série B de 2020? Veja o que os matemáticos dizem
Atualmente, a Chapecoense lidera o campeonato com 70 pontos ganhos em 36 jogos disputados. Foram 19 vitórias, 13 empates e apenas quatro derrotas.

O principal fator para a campanha sólida e tranquila da Chape na competição é o baixo número de gols sofridos: levou apenas 18. Ou seja, uma média de um gol sofrido a cada dois jogos que disputa.

Por outro lado, o América Mineiro tem 69 pontos e o mesmo número de vitórias. A equipe de Belo Horizonte também se destaca pela solidez defensiva neste campeonato: sofreu apenas 22 gols em todo o torneio.

Segundo os cálculos de probabilidade feitos pela equipe de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de título da Série B de 2020 são divididas dessa maneira:

58,6% de chances para a Chapecoense ser campeã; e
41,4% de chances para o América Mineiro ser campeão.

Leia também: Você lembra a nota de corte para o rebaixamento nos últimos Brasileirões?
Probabilidade aponta para decisão na última rodada, mas título pode ser definido com antecedência
Apesar de o equilíbrio indicar que o campeão pode ser conhecido somente na última rodada da competição, existe a possibilidade de a Chapecoense já levantar o troféu da Série B com uma partida de antecedência.

Em vantagem por um ponto, o Verdão pode soltar o grito de campeão na 37ª rodada em caso de triunfo sobre o Operário e se o América Mineiro perder seu jogo frente ao Confiança.

Caso esses dois resultados aconteçam, a Chape chegaria à marca de 73 pontos e o América ficaria com os mesmos 69 pontos que possui atualmente, fazendo com que seja impossível a ultrapassagem no último jogo.
Os jogos restantes das duas equipes na luta pelo título da segunda divisão brasileira
37ª rodada:

23/01 – Confiança x América Mineiro, às 16h15, no Batistão (Aracaju)
25/01- Operário x Chapecoense, às 17h, no Germano Krüger (Ponta Grossa-PR)

38ª rodada:

29/01 – América Mineiro x Avaí, às 21h30, no Independência (Belo Horizonte)
29/01 – Chapecoense x Confiança, às 21h30, na Arena Condá (Chapecó)

Leia ainda: Por onde anda Alexandre Pato, ex-São Paulo e Internacional?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies