Take a fresh look at your lifestyle.

Brasileirão: Quem tem mais chances de rebaixamento após 35 rodadas? Veja

Times campeões nacionais lutam contra queda

O Brasileirão 2020 está chegando em sua reta decisiva. Com o fim da competição marcado para o dia 25 de fevereiro, ainda há três rodadas para serem disputadas e que irão definir classificados para competições internacionais, campeão e os últimos rebaixados para a Série B. Saiba hoje (11/02) quais são os times com mais chances de rebaixamento.

Um rebaixamento à Série B é marcante para qualquer clube, tanto pelo fator esportivo de sofrer uma queda de divisão, mas também por reduzir significativamente os ganhos com cota de TV e patrocínios para a temporada que vem.

Sendo assim, nenhum clube quer cair de divisão. Entretanto, uma campanha ruim acompanhada por um planejamento ruim geralmente faz com que times disputem as posições inferiores e lutem contra o Z-4 até o fim.

Brasileirão: Quem tem mais chances de rebaixamento após 35 rodadas? Veja Brasileirão: Quem tem mais chances de rebaixamento após 35 rodadas? Veja (Foto: Getty Images)

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, não tem sido diferente. Os times que disputam contra a queda à Série B já trocaram de técnicos pelo menos três vezes e, mesmo assim, continuam sem conseguir reagir na competição.

Após 35 rodadas, alguns dos maiores clubes do país, com títulos nacionais, estão lutando para não sofrerem mais uma queda para a segunda divisão do futebol nacional.
Times campeões nacionais lutam contra o rebaixamento no Brasileirão 2020
Bicampeão brasileiro, o Botafogo foi o primeiro time a ter seu rebaixamento concretizado matematicamente ainda na 34ª rodada. Ou seja, quando ainda faltavam quatro partidas para disputar.

Além do time alvinegro, outras equipes que já conquistaram troféus nacionais de peso também estão fortes na briga contra o rebaixamento.

O principal deles é o Vasco. Tetracampeão brasileiro, o time vascaíno está ocupando uma das últimas posições do campeonato há um longo período e, atualmente, ocupa justamente uma das quatro colocações da zona de rebaixamento.

Com 37 pontos e em 17º lugar, o Vasco não depende mais apenas dos seus próprios resultados para evitar o quarto rebaixamento neste século XXI.

Isso porque, outro campeão nacional, o Bahia, tem a mesma pontuação da equipe cruzmaltina, e está fora da zona de rebaixamento. Ou seja, o time baiano, duas vezes campeão brasileiro, é quem depende dos próprios resultados para se livrar de uma queda à Série B.
Mas, quais são as chances de rebaixamento de cada um dos times após 35 rodadas disputadas?
A cada rodada, as chances dos times no Campeonato Brasileiro são atualizadas através de cálculos feitos por matemáticos especializados em probabilidades do futebol.

Segundo os especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sport e Fortaleza praticamente se livraram do rebaixamento ao vencerem na 35ª rodada.

Já Bahia e Vasco, que tropeçaram, continuam firmes na luta contra o Z-4. O Goiás, por exemplo, segue tentando se aproximar das duas equipes, mesmo com chances pequenas de permanecer na Série A.

As chances de cada time são:

Botafogo – 100%, já está rebaixado oficialmente
Coritiba – 99,9% de chances
Goiás – 91,8% de chances
Vasco – 55,1% de chances
Bahia – 50,8% de chances
Fortaleza – 2% de chances
Sport – 0,42% de chances
Demais times do campeonato – nenhuma chance de queda

Leia ainda: Loco Abreu: Conheça 4 times alvinegros defendidos pelo uruguaio

Comentários estão fechados.