Após vencer, São Paulo ainda tem chance de ser campeão? Entenda a situação

Chance é menor do que 1%, mas existe; veja o que precisa acontecer

Após sete rodadas sem vencer, o São Paulo voltou a comemorar um resultado positivo no Campeonato Brasileiro. Jogando fora de casa, a equipe tricolor conseguiu um grande triunfo ao derrotar o Grêmio.

Com uma partida a menos na competição, será que o time são-paulino ainda tem chances de título? Confira hoje (15/02) a situação.

O São Paulo já foi considerado pelos matemáticos como o maior favorito à conquista do título brasileiro de 2020, quando abriu sete pontos de vantagem para o segundo colocado, no mês de dezembro, e chegou a ter cerca de 70% de chances de levantar o troféu.

Contudo, a dolorosa sequência de resultados negativos deixou o time praticamente fora da disputa pelo título e custou o emprego do técnico Fernando Diniz, demitido no meio desta série de sete jogos sem vencer.

Campeonato Brasileiro: Após vencer, São Paulo ainda tem chance de ser campeão? Entenda a situação
Após vencer, São Paulo ainda tem chance de ser campeão? Entenda a situação (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Leia mais: Lucas Penteado fala de suas expectativas em relação ao São Paulo

A situação é tão crítica na luta pelo troféu que, caso não tivesse conquistado o triunfo sobre o Grêmio, em Porto Alegre, a equipe tricolor já estaria matematicamente sem qualquer hipótese de se tornar campeão nacional nesta temporada.

Mas, com o triunfo, cria-se um fio de esperança motivado por fatores matemáticos que mantêm o time são-paulino vivo e com possibilidade de voltar a ser campeão brasileiro.

Afinal, quais são as chances de título do São Paulo no Brasileirão 2020?

Após o fim da 36ª rodada, apenas Internacional, Flamengo e o São Paulo possuem possibilidades de ficar com o título de campeão brasileiro na atual temporada.

Em primeiro lugar na classificação, com 69 pontos, o Colorado aparece com 69,3% de chances de comemorar o título. Mas, o Flamengo está apenas um ponto atrás, com 68, e tem 30,5% de probabilidade de título. Vale lembrar que os dois times se enfrentam justamente na próxima rodada.

Já o São Paulo é o atual quarto colocado, com 62 pontos, empatado com o Atlético Mineiro, terceiro colocado.

Atualmente, a chance de título da equipe são-paulina é de apenas 0,24%.

Pesa a favor do Tricolor o fato de possuir um jogo a mais para disputar. Isto é, caso vença o Palmeiras, no jogo atrasado da 34ª rodada, passará a ter 65 pontos.

Leia também: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo aos 29 anos; veja números dos craques

O que precisa acontecer para o Tricolor ser campeão?

Antes de mais nada, o São Paulo precisa vencer todos os três jogos que tem para disputar na reta final da Série A.

Além disso, precisaria de uma mirabolante combinação de resultados:

  • Flamengo e Inter precisam empatar na 37ª rodada;
  • Na última rodada, os dois adversários precisam perder. Assim, o Inter chegaria a no máximo 70 pontos e o Flamengo terminaria com 69.
  • Se esta combinação de resultados acontecer, o São Paulo chegaria a 71 pontos com três vitórias.

Ou seja, praticamente impossível. Mas, a matemática e a imprevisibilidade do futebol garantem que há possibilidade.

As duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2020 vão acontecer entre os dias 20, 21 e 22 e no dia 25 de fevereiro.  A partida atrasada do São Paulo ocorrerá no dia 19.

Leia ainda: Há 10 Anos, Ronaldo Se Despedia Do Futebol; Relembre Sua Carreira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies