Take a fresh look at your lifestyle.

4 vezes que a final da Libertadores foi disputada por clubes do mesmo país

Santos e Palmeiras estão na final desta edição

A final da Libertadores de 2020 promete ser em clima de Copa do Mundo, isso porque é a terceira vez que dois clubes brasileiros se enfrentam na fase decisiva da competição.

Além disso, é a quarta vez que clubes do mesmo país se enfrentar na final da Libertadores. Você lembra quais clubes eram os protagonistas das outras ocasiões?

Confira a matéria que o Diário Prime preparou para você nesta segunda (18/01), e relembre as quatro vezes que a final da Libertadores foi disputa por clubes da mesma nação.

Leia também: Não foi só Adílson: relembre treinadores que tiveram problemas de saúde
Primeira final da Libertadores disputada por clubes do mesmo país
O fato histórico aconteceu em 2005, quando o tricolor São Paulo e o Athletico Paranaense conseguiram chegar na fase final da competição.

A decisão foi tomada por uma goleada do São Paulo em cima do Athletico, e o tricolor saiu vitorioso com folga de gols.

Internacional e São Paulo

No ano seguinte, em 2006 o Brasil novamente teve dois clubes representantes na competição Continental, e o São Paulo consecutivamente era um deles.

Entretanto, diferente do ano anterior o clube Paulista não levou a melhor e o Inter saiu vitorioso do campeonato.

O time gaúcho ganhou o primeiro jogo da final por 2×1 na partida de ida (que antes era permitido pela Conmebol) e em seguida um empate por 2×2 no Beira Rio.

Veja ainda: Mundial à vista? Santos pode ir ao catar com Pituca, mas sem Veríssimo

River Plate e Boca Juniors

Em 2018, os tradicionais rivais do Brasil jogaram a final da Liberadores, os argentinos River Plade e Boca Juniors. No jogo de ida, os clubes empataram por 2×2, já no jogo de volta o River veio com tudo para cima do seu oponente, no estádio Santiago Bernabéu em Madrid, e ganhou a partida por 3×1.

Com isso, o River conquistou sua quarta vitória na Copa Libertadores da América.

De 2007 até 2017 a Conmebol criou uma nova regra para a competição que impedisse os “duelos” entre clubes da mesma nação, fazendo com que os times do mesmo país se enfrentassem obrigatoriamente até a fase da semifinal.

Mas com uma nova alteração nas regras das fases da competição novamente os times brasileiros conseguiram a oportunidade de se enfrentar na final da competição.
Santos e Palmeiras
4 vezes que a final da Libertadores foi disputada por clubes do mesmo país 4 vezes que a final da Libertadores foi disputada por clubes do mesmo país – Foto: Ivan Storti

15 anos após dois clubes brasileiros se enfrentarem em uma final de Libertadores, o Brasil novamente será representado por dois grandes clubes, o Santos e o Palmeiras.

Os times ainda não se enfrentaram em nenhuma fase da competição, e apesar das apostas dos torcedores do Palmeiras e do Peixe, o jogo será uma verdadeira surpresa e não há nenhuma certeza de quem sairá vitorioso do confronto. A não ser, é claro, de que a taça esse ano, será brasileira!

Você também pode gostar de conferir: Veja 6 ex-craques que hoje são técnicos de times britânicos

Vale lembrar que a grande final, entre Santos e Palmeiras acontecerá no próximo dia 30, no estádio do Maracanã, às 17h. Quem você acha que leva o troféu para casa? Comenta aqui embaixo.

Comentários estão fechados.