Frio obriga Defesa Civil reatir abrigo solidário em SP

Espaço começa a funcionar na noite desta segunda-feira (13)

25 3 3 min de leitura
Frio obriga Defesa Civil reatir abrigo solidário em SP. Imagem: Defesa Civil de SP
Foto: Frio obriga Defesa Civil reatir abrigo solidário em SP. Imagem: Defesa Civil de SP
Foto: Frio obriga Defesa Civil reatir abrigo solidário em SP. Imagem: Defesa Civil de SP
Clara
Clara Colunista · Online agora
Dúvidas sobre essa matéria?
Fale comigo que explico 💬
Iniciar conversa

São Paulo (SP), domingo, 12 de julho de 2026, por Marcos Eduardo Carvalho – A Defesa Civil do estado de São Paulo reativou o acolhimento social às pessoas em situação de rua na capital paulista por conta do frio. Afinal de contas, as temperaturas caíram neste final de semana e, de açodo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), uma massa de ar frio chegará de forma mais intensa entre os dias 14 e 16 de julho, ou seja, entre terça e quinta-feira.

Agora, por conta do frio, houve uma parceria entre Metrô de São Paulo, Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social. Nesse acordo, o estado reativa o chamado Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, nesta segunda-feira (13), a partir das 19h.

Leia também
Para Você
0 0
2
Notícias
Aluguel em SP varia sete vezes no metro quadrado, diz pesquisa
3
Notícias
Cacique Raoni segue em hospital de SP; veja situação atual
4
Notícias
Policial da reserva atira em ladrões após assalto em SP
5
Notícias
PM apreende 25 animais em situação de maus-tratos em SP
6
Notícias
Avião da Azul declara emergência e volta a Viracopos
7
Notícias
Caso Pimentel: quem são os dois suspeitos mortos pela Rota

Ainda segundo a Defesa Civil, a medida emergencial continuará em funcionamento até às 8h desta próxima quinta-feira (16). E evitará que essas pessoas em situação de rua corram mais riscos por ficarem ao relento.

Como será o frio na Grande São Paulo

Ainda segundo o governo paulista, a previsão é de que, neste período mais frio, as temperaturas fiquem em torno de 8º na Região Metropolitana de São Paulo, assim como em outros locais, como Vale do Ribeira e Campinas. Na Serra da Mantiqueira, há até chance de geada, com temperatura baixando para 4º.

No caso do abrigo solidário, ele é exclusivo na capital paulista e oferecerá diversas opções para os moradores em situação de rua. Segundo o governo de São Paulo, essas pessoas terão itens de primeira necessidade como colchões, cobertores, alimentação e até mesmo acolhimento humanizado.

Inclusive, as pessoas em vulnerabilidade que possuem pets que os acompanham, poderão os levar ao espaço. Por lá, irão receber os cuidados necessários e os agentes irão também oferecer ração e água para os mesmos.

Moradores também receberão ticket

Após deixarem o abrigo solidário na manhã de quinta, ainda durante esse período de frio, os moradores em situação de rua ainda receberão um ticket para tomar café da manhã no restaurante Bom Prato da Rua 25 de Março, região central de São Paulo.  Para as demais cidades, a Defesa Civil oferece o chamado kit de acolhimento em Baixas Temperaturas.

Segundo o governo, se trata de “uma política pública permanente criada para ampliar a capacidade de atendimento à população em situação de vulnerabilidade durante episódios de frio intenso”.

Para isso, é necessário que os municípios façam a solicitação para o próprio governo do estado. Nos kits para o frio, há cama dobrável, colchão, travesseiro, cobertor e roupa de cama, tudo o que é necessário para o frio.

🔍 Precisão editorial — Nosso compromisso é com a informação correta.
🔍
Reportar um Erro
Precisão editorial é nosso compromisso

Seu relatório é anônimo e ajuda a manter a qualidade editorial.

✦ Notícias — Esta reportagem, publicada hoje, é assinada por Marcos Eduardo Carvalho, editor-chefe do Diário Prime. Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do FolhaGo, Tecnotícias, Diário Prime e Olhar Automotivo Para acompanhar mais coberturas de Marcos Eduardo Carvalho, .

abrigoabrigo solidáriodefesa civilfrioSão Paulo
0 comentários

Participe da discussão sobre esta matéria. Sua opinião é importante.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário
Escolha um avatar:
Carregando...
Para Você
Para Você
Carregando...
Leia Também