Flor de maio: aprenda agora mesmo como cultivar corretamente

Ela floresce apenas uma vez por ano

Hoje (13/03) você irá aprender como cultivar flor de maio aqui no Diário Prime. Surpreendentemente, essa flor é originária da região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Aliás, por ser uma espécie de cacto natural do país, ela é típica de clima quente, apesar do florescimento em si ocorrer no outono.

Saiba como cultivar flor de maio

Surpreendentemente, também pode se encontrar a flor de maio (Schlumbergera truncata)  no hemisfério norte do planeta. Contudo, lá ela recebe o nome de cacto de Natal. Obviamente, ela recebe esse nome por florescer em maio, unicamente. Curiosamente, ela atrai muito beija-flores e insetos polinizadores.

Substrato e adubação da flor

Inegavelmente, o substrato para cultivo dessa flor precisa ser muito abundante de matéria orgânica. Em outras palavras, o substrato perfeito precisa ter uma medida de terra, uma de areia e 2 de humus de minhoca.

flor de maio
Ela tem preferência por climas quentes. Fonte da imagem: Pixabay

Agora, no que tange a adubação, há dois momentos distintos: pós e para floração. Com efeito, a adubação pós florescimento da flor de maio deve conter 1 colher de farinha de osso, 8 colheres de humus de minhoca e 3 colheres de torta de algodão.

Por outro lado, para o favorecimento do florescer, deve-se fazer uma adubação contendo 1 colher de torta de algodão, 3 colheres de farinha de osso e 8 colheres de humus de minhoca.

Local que a flor deve permanecer e rega ideal

flor de maio cultivo
Ela pode apresentar diferentes cores. Fonte da imagem: Veja/Reprodução.

Não obstante, o local ideal que a flor de maio deve ficar é em ambientes com uma boa luminosidade, porém à meia sombra. Afinal, apesar dela apreciar a iluminação que recebe, ela não gosta de receber a luz do Sol de forma direta. Ademais, vale lembrar que ela se adapta bem a climas com temperaturas entre 12°C e 20°C.

A princípio, essa flor constitui-se em uma planta típica de clima tropical úmido. Assim sendo, isso quer dizer que ela adora solos suavemente úmidos. Entretanto, ela não tolera solos encharcados. Desse modo, recomenda-se regá-la duas vezes por semana, em média.

Curiosamente, essa flor não demanda a realização de podas. De fato, o ato de se retirar folhas mortas e secas pode ser feito manualmente, retirando-as do galho.

Outro elemento importante é o vaso no qual ela será planta. Outrossim, seu cultivo pode ser feito em vasos pequenos, de 10 a 15 cm, com furos. Isso porque vasos sem furos podem acumular água e isso pode fazer a flor apodrecer por causa do excesso de água.

Cuidados especiais com a flor de maio

Indiscutivelmente, há ainda alguns cuidados especiais que você deve tomar com a flor de maio. São eles:

  • Procure não tocar nas flores da planta em questão. Elas são super sensíveis e podem se danificar.
  • Se o tempo ficar mais quente, ou seja, acima de 20°C, as flores podem murchar e cair. Nesse contexto, coloque a planta em um local mais ventilado e fresquinho, protegido contra a luz solar direta.
  • Após a floração, as folhas podem perder sua cor, murchar e até cair mais. Por essa razão, dê para ela os nutrientes que ela precisa e espere.

Adubo orgânico

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies