Take a fresh look at your lifestyle.

Flor de maio: aprenda agora mesmo como cultivar corretamente

Ela floresce apenas uma vez por ano

Hoje (13/03) você irá aprender como cultivar flor de maio aqui no Diário Prime. Surpreendentemente, essa flor é originária da região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Aliás, por ser uma espécie de cacto natural do país, ela é típica de clima quente, apesar do florescimento em si ocorrer no outono.

Saiba como cultivar flor de maio

Surpreendentemente, também pode se encontrar a flor de maio (Schlumbergera truncata)  no hemisfério norte do planeta. Contudo, lá ela recebe o nome de cacto de Natal. Obviamente, ela recebe esse nome por florescer em maio, unicamente. Curiosamente, ela atrai muito beija-flores e insetos polinizadores.

Substrato e adubação da flor

Inegavelmente, o substrato para cultivo dessa flor precisa ser muito abundante de matéria orgânica. Em outras palavras, o substrato perfeito precisa ter uma medida de terra, uma de areia e 2 de humus de minhoca.

flor de maio
Ela tem preferência por climas quentes. Fonte da imagem: Pixabay

Agora, no que tange a adubação, há dois momentos distintos: pós e para floração. Com efeito, a adubação pós florescimento da flor de maio deve conter 1 colher de farinha de osso, 8 colheres de humus de minhoca e 3 colheres de torta de algodão.

Por outro lado, para o favorecimento do florescer, deve-se fazer uma adubação contendo 1 colher de torta de algodão, 3 colheres de farinha de osso e 8 colheres de humus de minhoca.

Local que a flor deve permanecer e rega ideal

flor de maio cultivo
Ela pode apresentar diferentes cores. Fonte da imagem: Veja/Reprodução.

Não obstante, o local ideal que a flor de maio deve ficar é em ambientes com uma boa luminosidade, porém à meia sombra. Afinal, apesar dela apreciar a iluminação que recebe, ela não gosta de receber a luz do Sol de forma direta. Ademais, vale lembrar que ela se adapta bem a climas com temperaturas entre 12°C e 20°C.

A princípio, essa flor constitui-se em uma planta típica de clima tropical úmido. Assim sendo, isso quer dizer que ela adora solos suavemente úmidos. Entretanto, ela não tolera solos encharcados. Desse modo, recomenda-se regá-la duas vezes por semana, em média.

Curiosamente, essa flor não demanda a realização de podas. De fato, o ato de se retirar folhas mortas e secas pode ser feito manualmente, retirando-as do galho.

Outro elemento importante é o vaso no qual ela será planta. Outrossim, seu cultivo pode ser feito em vasos pequenos, de 10 a 15 cm, com furos. Isso porque vasos sem furos podem acumular água e isso pode fazer a flor apodrecer por causa do excesso de água.

Cuidados especiais com a flor de maio

Indiscutivelmente, há ainda alguns cuidados especiais que você deve tomar com a flor de maio. São eles:

  • Procure não tocar nas flores da planta em questão. Elas são super sensíveis e podem se danificar.
  • Se o tempo ficar mais quente, ou seja, acima de 20°C, as flores podem murchar e cair. Nesse contexto, coloque a planta em um local mais ventilado e fresquinho, protegido contra a luz solar direta.
  • Após a floração, as folhas podem perder sua cor, murchar e até cair mais. Por essa razão, dê para ela os nutrientes que ela precisa e espere.

Adubo orgânico

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico.

Comentários estão fechados.