Cacique Raoni luta pela vida em São Paulo

Líder indígena tem 94 anos e passou por cirurgia

31 12 3 min de leitura
Cacique Raoni segue em hospital de SP; veja situação atual. Imagem: Tânia Rêgo/Ag. Brasil
Foto: Cacique Raoni segue em hospital de SP; veja situação atual. Imagem: Tânia Rêgo/Ag. Brasil
Foto: Cacique Raoni segue em hospital de SP; veja situação atual. Imagem: Tânia Rêgo/Ag. Brasil
Clara
Clara Colunista · Online agora
Dúvidas sobre essa matéria?
Fale comigo que explico 💬
Iniciar conversa

São Paulo (SP), sábado, 20 de junho de 2026, por Marcos Eduardo Carvalho – Aos 94 anos, Raoni  Metuktire, um dos líderes indígenas mais influentes do Brasil, luta pela vida. Em São Paulo, ele passou por uma delicada cirurgia de desobstrução intestinal no Hospital São Paulo, da Unifesp, na tarde deste sábado (20). Agora, ele segue na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para onde foi levado na sexta-feira (19).

Desde o último domingo (14), Raoni já estava internado em Sinop (MT), onde mora. Em estado gravo, ele ficou no Hospital Dois Pinheiros, hoje se percebeu uma alteração nas funções renais e infecção grave.

Leia também
Para Você
0 0
2
Notícias
CPTM: greve acaba e sindicato evita multa de R$ 5 mi
3
Notícias
Explosão em fábrica da Grande SP gera transtorno a moradores
4
Notícias
Tarcisio cobra ‘bom senso’ por fim da greve da CPTM
5
Notícias
Consulta médica poderá ser reagendada após greve, diz prefeitura
6
Notícias
Greve da CPTM faz trânsito atingir 708 km de lentidão em São Paulo
7
Notícias
CPTM: Sindicato acusa Tarcisio por greve dos metroviários

Além disso, passou a ter a obstrução intestinal, desidratação e pneumonia aspirativa. Então, acabou transferido de avião para São Paulo, em estado grave, mas estável, segundo os médicos.

Raoni foi para unidade de referência

Cacique Raoni luta pela vida em São Paulo. Imagem: Hospital Dois Pinheiros/Sinop
Cacique Raoni luta pela vida em São Paulo. Imagem: Hospital Dois Pinheiros/Sinop

No Mato Grosso, Raoni teria bons atendimentos, mas o acompanhamento ideal seria em São Paulo, em hospital com mais recursos. Assim, o tratamento teve continuidade em um local de referência para fazer a cirurgia já esperada.

Agora, ele se recupera bem e, segundo os médicos, um novo boletim será divulgado na segunda-feira (21). Isso se houver alterações relevantes no estado de saúde do líder indígena.

Na transferência para São Paulo, ele ainda teve o acompanhamento do médico Douglas Yanai, que faz parte da equipe do hospital de Sinop. Inclusive, o médico ainda destacou que o líder indígena sempre foi um homem forte, porém, o estado de saúde atual merece uma atenção diferenciada.

Ao longo dos últimos nove anos, por conta da idade avançada, os problemas de saúde aumentaram. Assim, ficou mais debilitado e com a resistência um pouco mais frágil, exigindo uma atenção e suporte médico cada vez maior, com diversas outras internações para tratamentos que exigiam esse cuidado especial.

Líder indígena tem inúmeras comorbidades

Apenas em 2026, essa já é a terceira internação hospitalar do Cacique Raoni, que já passou pelo hospital em Sinop em maio. Na oportunidade, com muitas dores devido a uma hérnia antiga, ficou dois dias no local e recebeu alta.

Em seguida, teve outro problema mais grave e foi para a UTI. Lá, tratou um quadro de pneumonia. Segundo o hospital, ele sofria com DPOC (elas Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

Um dos agravantes é que ele também usa marcapasso, implantado no coração por insuficiência cardíaca. Desde 1954, o Cacique Raoni se tornou um líder indígena que lutava pelas causas ambientais, quando ainda nem sabia falar português. Em 2025, recebeu o título de Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito, entregue pelo presidente Lula.

🔍 Precisão editorial — Nosso compromisso é com a informação correta.
🔍
Reportar um Erro
Precisão editorial é nosso compromisso

Seu relatório é anônimo e ajuda a manter a qualidade editorial.

✦ Notícias — Esta reportagem, publicada há 1 meses, é assinada por Marcos Eduardo Carvalho, editor-chefe do Diário Prime. Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do FolhaGo, Tecnotícias, Diário Prime e Olhar Automotivo Para acompanhar mais coberturas de Marcos Eduardo Carvalho, .

caciquehospitalRaoniSão PauloSinop
0 comentários

Participe da discussão sobre esta matéria. Sua opinião é importante.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário
Escolha um avatar:
Carregando...
Para Você
Para Você
Carregando...
Leia Também