Take a fresh look at your lifestyle.

Utilize casca de arroz e veja quão incrível é esse material para as plantas!

Saiba tudo sobre como aproveitar a casca de arroz como material de crescimento nas suas plantações!

Mossoró — RN, 24 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — Você já imaginou utilizar casca de arroz como substrato para tornar o crescimento das suas plantas ainda mais ágil? Embora pouco conhecida, essa é uma técnica muito utilizada como forma de aceleração do desenvolvimento de algumas espécies de plantas.

Mas afinal, quais são as vantagens de utilizar casca de arroz como substrato em hortas ou jardins? Nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse método e os principais benefícios que ele traz para o cultivo de plantas. Confira!

Por que a casca de arroz é utilizada como substrato?

A casca de arroz não possui muita utilização quando está em seu estado natural. No entanto, se você realizar um processo de carbonização nesse produto, ele se tornará um substrato estéril, resultante de uma combustão incompleta dos subprodutos do beneficiamento do arroz.

Mas não se preocupe, pois a queima desse material, embora crie muita cinza e fumaça, não é poluente, já que ele não possui enxofre em sua composição.

Para utilizar esse produto como substrato em sua plantação, você deve colocar a proporção de 1/3 da casca e 2/3 de terra adubada.

Benefícios da casca de arroz como material 

Caso você queira um bom substrato para acelerar o crescimento de suas plantas, a casca de arroz carbonizada é a melhor opção. Esse produto foi utilizado pela agricultura em razão dos seus vários benefícios às plantações.

Isso, pois você pode utilizar a asca de arroz como um corretivo de acidez no solo, garantindo uma boa absorção de nutrientes para as suas plantas. Esse substrato ainda é um condicionador de solo e fonte de inúmeros nutrientes, entre eles: fósforo, potássio, cálcio, magnésio e silício.

Dessa forma, você pode tanto utilizar esse produto como substrato para garantir os nutrientes necessários para que suas plantas cresçam, ou como cobertura vegetal.

Utilize casca de arroz e veja quão incrível é esse material para as plantas! Foto: Freepik
Utilize casca de arroz e veja quão incrível é esse material para as plantas! Foto: Freepik

Outras vantagens de utilizar esse produto como substrato

Além dos benefícios mencionados anteriormente, você conseguirá algumas outras vantagens no cultivo de plantas ao utilizar a casca de arroz como substrato. Confira quais são eles:

  • Uma melhor drenagem e aeração do solo; 
  • Quando usado como cobertura vegetal, diminui a necessidade de regas constantes;
  • Acelera o processo de enraizamento das plantas; 
  • É um ótimo protetor contra pragas e doenças.

Com esse guia do blog Diário Prime sobre como usar casca de arroz como substrato, suas plantações crescerão muito mais saudáveis!

Comentários estão fechados.