Segurança alimentar: dicas eficientes para saber como preparar adequadamente as receitas

Vargem Grande Paulista, 24 de maio de 2022, por Beatriz Ojeda — É comum que tenhamos alguns conhecimentos sobre cuidados no momento de preparação e conservação de alimentos, mas sabia que há todo um processo para evitar problemas sérios. Estas técnicas são conhecidas como segurança alimentar e permitem cuidar dos ingredientes e dos consumidores.

A partir dos truques e hábitos apresentados pelo AgroNews, você garantirá que suas frutas e legumes, além de grãos e leguminosas estejam sempre conservados e prontos para uma preparação correta. Então, veja o que pode ou não pode ser feito e aprenda mais sobre segurança alimentar.

Leia mais: Como limpar granito: veja dicas e nunca mais erre higienizando este material
O que é segurança alimentar?
Segundo publicação de Daniel Silveira para o G1 de 19 de agosto de 2021, o IBGE classifica esta técnica como acesso total e regular alimentos de qualidade. Mas, além de quantidade e bons produtos, também requer atenção a cuidados especiais. Já que estas estratégias garantem não comprometer sabores, higiene, entre outros elementos.

Segurança alimentar, dicas eficientes para saber como preparar adequadamente as receitas (Foto; Canva Pro) Segurança alimentar, dicas eficientes para saber como preparar adequadamente as receitas (Foto; Canva Pro)

Entenda mais: No vaso ou na terra? Aprenda como plantar jabuticaba pelo caroço sem enrolação e tenha sucesso absoluto na colheita
Dicas para bons resultados
Assim, agora que você já sabe sobre a importância de cuidar os seus alimentos, é importante que guarde carnes e frutos-do-mar crus de forma separada. Então, completamente afastados dos cozidos, pois se isso ocorrer pode levar a uma contaminação cruzada, onde as bactérias da carne sem preparo passam para os cozidos, resultando em graves infecções alimentares.

Além disso, nunca se esqueça de lavar bem as mãos antes de cozinhar e sempre manter os utensílios e pratos em perfeito estado. Outro ponto possível é que frutas e vegetais devem ser armazenadas na geladeira, pois garantem maior durabilidade. No caso de vegetais, antes do preparo devem ficar de molho com água morna e bicarbonato de sódio, podendo se livrar e qualquer problema.

Finalmente, para uma boa segurança alimentar guarde feijão, arroz, farinha e outros produtos em potes herméticos que evitem umidade ou insetos. Além disso, congele comidas e alimentos previamente preparados, ajudando a deixar o seu dia a dia muito mais prático e eficiente. Então, siga as orientações e você estará completamente protegido de bactérias e micro-organismos que possam ter se alocado nos alimentos.

Saiba mais: Como deixar o vaso sanitário branco: truques caseiros super rápidos para fazer uma limpeza perfeita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies