O vaso certo para cada planta: confira 4 opções que não podem faltar no cultivo dos seus vegetais
Cuidar do jardim é sempre um desafio e uma grande curiosidade. Veja o vaso certo para cada planta
Vargem Grande Paulista – SP, 15 de novembro de 2022, por Beatriz Ojeda – É comum dentro do mundo da jardinagem que, ao comprarmos uma planta linda queiramos trocar o vaso onde a adquirimos para colocá-la em um específico. Porém, já se perguntou qual é o vaso certo para cada planta?
Hoje você verá algumas opções de vasos e poderá escolher qual se encaixa melhor à sua necessidade. Confira a seguir e escolha já o vaso certo para sua planta.
Vaso certo para cada planta
Há muitos motivos para mudar uma planta de vaso, pode ser por conta de estética ou para salvá-la. Contudo, quando isso não é bem feito, pode ver seu espécime murchar, perder folhas, amarelar ou morrer. Então, veja o vaso certo para cada planta.
Vasos de barro
Os vasos de barro são porosos, retirando muita umidade da terra. Portanto, são perfeitos para plantas que conseguem reter líquido, cactos e suculentas, já que o material é similar às características e à escassez da água.
Estes elementos são constantes nas casas brasileiras pelo seu apelo estético, mas os jardineiros precisam se atentar a estes detalhes para evitar dores de cabeça. Desse modo, deve-se evitar que fique muito molhado, acumule água, entre outras questões que gerem umidade e possam criar fungos.
Vasos de plástico
Segundo Silvia Montico em 05 de novembro de 2020 para Portal UOL, os vasos de plástico costumam ser diversificados e leves por conta dos materiais. Embora mais econômicos e práticos, este material resseca com facilidade e pode queimar as raízes das plantas quando expostas ao sol intenso.
Se optar por vasos de plástico, vale a pena deixá-los dentro de casa ou sem impactos do sol. Outro detalhe que vale a pena destacar é que, há quem acredite que assim que compra uma planta e está em um vaso de plástico, seja importante trocá-la de imediato.
Todavia, isso pode causar estresse e, em primeiro lugar, precisa-se entender se as raízes estão saindo por cima ou por baixo do vaso. Do mesmo modo, ao observar que o recipiente esteja pequeno para a muda, realmente é a hora de trocar.
Vasos de cimento
Muitos jardineiros amadores gostam de investir na fabricação dos seus próprios vasos de cimento. Este tipo de material é eficiente no cuidado das plantas, pois são pesados, resistentes e não retém água externa, como num processo de limpeza do ambiente, por exemplo. Logo, são perfeitos para quem busca plantar cactos ou suculentas, ou qualquer tipo de espécime.
Vasos de cerâmica esmaltada
Quem procura por sofisticação e também por grandes designs, normalmente recorre a vasos de cerâmica esmaltada. Além de serem mais caros, são bastante pesados e demandam de planejamento por parte dos jardineiros amadores.
Porém , são extremamente versáteis, embora não sejam tão acessíveis, e podem ser indicados especialmente para quem busca cuidar de mudas frutíferas ou arbustos. Assim, vale a pena seguir as informações do Diário Prime para cuidar das suas plantinhas.
Comentários estão fechados.