Take a fresh look at your lifestyle.

Detalhes que ninguém te conta sobre a planta tapete de rainha: confira esses segredos

A planta tapete de rainha não tolera solos molhados em excesso!

Chorozinho – CE, hoje, 28 de novembro de 2022, por Iara Costa – Você conhece a planta tapete de rainha? Essa plantinha é de fácil cultivo e, além disso, possui um aspecto diferenciado e belo, o que a torna exótica.

Logo, se você é um pai ou mãe de plantinha, que ama cultivar plantas diferentes, essa espécie é uma ótima opção. Quer conhecer mais a respeito? Então, confira agora mesmo esta matéria que preparamos para você!

Conheça as principais características da planta tapete de rainha

A planta tapete de rainha é uma espécie exótica muito bonita para decoração, a saber, essa planta pertence à família das Gesneriaceae e é considerada uma herbácea. Suas folhas destacam-se devido às suas cores e texturas diferenciadas.

Seu nome científico é Episcia cupreata e o curioso sobre essa plantinha é que seu crescimento tende a ser mais em largura, do que em comprimento. A tapete de rainha tem sua origem na América do Sul, contudo, é cultivada em todo o mundo por amantes de plantas trepadeiras.

Além de bela, a Episcia cupreata é também super fácil de cultivar. Em relação ao aspecto de suas folhas, estas são suculentas e ovaladas. Também conta com uma penugem, o que a deixa mais diferente. Outro ponto é que essa plantinha costuma crescer em forma de moitas bem arredondadas.

Episcia cupreata - Fonte: Canva
Episcia cupreata – Fonte: Canva

Cuidados com essa planta

Todas as plantas necessitam de cuidados para crescerem bem, e com esta não é diferente. Assim sendo, vejamos agora os cuidados básicos que essa espécie necessita.

O substrato dessa plantinha pode ser o mesmo usado para plantio de violetas-africanas, visto que ele oferece o mix de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Junto a isso, deve-se realizar a adubação a cada 6 meses.

Não deve-se cultivar essa plantinha em sol direto, pois este queima suas folhas. Nesse sentido, o ideal é plantá-la à meia sombra ou à luz difusa. 

Episcia cupreata - Fonte: Canva
Episcia cupreata – Fonte: Canva

Regas e cultivo da planta tapete de rainha

O cultivo da tapete de rainha deve ser feito em solos drenados e que contenha uma boa porção de matéria orgânica. Do mesmo modo, é essencial que o solo esteja sempre úmido. Uma ótima opção de adubo é usar perlita e casca de arroz carbonizada, já que estes contribuem para reter a umidade.

Deve-se realizar as irrigações com regularidade, todavia, sem exageros, pois a tapete de rainha não tolera solos encharcados. As folhas dessa planta não devem ser molhadas, a fim de evitar a proliferação de fungos e doenças, okay?

Ademais, a planta tapete de rainha se adapta super bem em vasos, o que é ótimo, já que é uma planta pendente. Agora, chegamos ao final deste post e se você gostou da matéria, compartilhe com os amigos. Ah! Não esqueça de conferir as novidades aqui do nosso site!

Comentários estão fechados.