Conheça o pequi, um fruto com sabor marcante e carregado de benefícios!
Adicione hoje mesmo em suas receitas
Recife-PE, 27 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. O sabor marcante e peculiar do pequi, o torna um fruto que divide opiniões. Nesse sentido, ou você ama ou odeia. Todavia, um fato indiscutível é que esse fruto, nativo do cerrado brasileiro, entrega muitos benefícios à saúde.
Antes de mais nada, destacamos que o pequi (Caryocar brasiliense) está presente na culinária brasileira desde o século 18. Atualmente o fruto é amplamente consumido nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e no norte de Minas Gerais. Contudo, é no estado de Goiás que sua influência gastronômica se destaca.
Dicas para consumir esse fruto exótico
Uma boa alternativa de consumo do pequi, é cozido, agregando mais sabor aos pratos salgados. Nesse caso, uma das combinações mais tradicionais é o seu preparo com arroz e frango. Assim sendo, para fazer tal prato, basta seguir o passo a passo descrito a seguir:
- Em primeiro lugar, doure dois dentes de alho e duas cebolas em uma panela;
- Em seguida, acrescente um frango picado em cubinhos, bem como uma pitada de açafrão;
- Quando tudo estiver frito, adicione um quilo de caroços de pequi e deixe-os fritar até ficarem refogados e suculentos;
- Por fim, inclua cebolinha, pimenta-preta e coentro a gosto. Depois, basta servir o prato com arroz branco.
Gostou da nossa dica? No entanto, o uso do pequi não para por aí, pois ele pode ser usado no preparo de maioneses, carne seca, caldos, conservas e até mesmo no petit gateau. Diante disso, basta usar a criatividade para experimentar na cozinha e usufruir de seu sabor e benefícios.
Confira os principais benefícios do pequi
Oriundo do pequizeiro, o fruto possui aparência tão peculiar quanto o seu sabor. Isso porque apresenta, em seu núcleo, um caroço revestido por pequeninos espinhos, daí deriva-se o termo pequi, palavra indígena que significa “casca espinhenta”. Por essa razão, seu consumo in natura exige um pouco de cautela.
Entretanto, seu consumo só apresenta vantagens, uma vez que o fruto é rico em vitaminas A, C e E. Além disso, ele também é uma excelente fonte de fibras e gorduras saudáveis (como o ômega-3) e minerais essenciais. Dentro desse último grupo, podemos citar o cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, dentre outros.
Dessa maneira, consumir o pequi proporciona, por exemplo, o fortalecimento do sistema imunológico e melhora na saúde dos olhos, ossos e pele.
O fruto ainda possui ação antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e combate aos efeitos dos radicais livres. Por último, o óleo extraído dele pode ajudar no controle da pressão arterial e melhorar a saúde digestiva.
Conforme matéria publicada no G1, no dia 10/03/2014, a nutricionista Karin Honorato relata sobre a importância das vitaminas A, C e E na composição do pequi. Essas vitaminas, associadas a outros nutrientes, proporcionam diversas vantagens para nosso organismo.
Agora que você já sabe os benefícios do pequi, compartilhe esta matéria do Diário Prime com um amigo e deixe seu comentário sobre o tema.
Comentários estão fechados.