Gabinete de Crise seguirá ativado em SP após alerta climático

Apesar da previsão preocupante, nenhum caso grave foi registrado na quinta e sexta

17 6 3 min de leitura
Gabinete de Crise seguirá ativado em SP após alerta climático. Imagem: Divulgação/Governo de SP
Foto: Gabinete de Crise seguirá ativado em SP após alerta climático. Imagem: Divulgação/Governo de SP
Foto: Gabinete de Crise seguirá ativado em SP após alerta climático. Imagem: Divulgação/Governo de SP
Clara
Clara Colunista · Online agora
Dúvidas sobre essa matéria?
Fale comigo que explico 💬
Iniciar conversa

São Paulo (SP), sábado, 8 de agosto de 2026, por Marcos Eduardo Carvalho – Apesar do risco maior do ciclone-bomba já ter passado, o governo de São Paulo anunciou neste sábado (8) que mantém o Gabinete de Crise em funcionamento em todo o estado. Isso porque ainda quer seguir acompanhando os efeitos do ciclone extratropical que atingiu a região Sul do Brasil e que teve reflexos no Sudeste.

Segundo dados divulgados pelo Gabinete de Crise, a Defesa Civil paulista registrou um total de 15 ocorrências por conta das adversidades meteorológicas. Ao menos, não houve nenhum registro de mortes ou de pessoas desaparecidas, desalojadas e desabrigadas.

Leia também
Para Você
0 0
2
Notícias
Sarampo: capital paulista aplica109 mil doses de vacina
3
Notícias
Luciene, 53 anos e religiosa: vítima fatal de atropelamento
4
Notícias
Matarazzo: quem é o jornalista que preserva legado da tradicional família
5
Notícias
Tarcísio e Haddad iniciam debates neste domingo (9)
6
Notícias
Gripe Aviária: SP confirma caso em ave silvestre
7
Notícias
Advogado que atropelou idoso duas vezes é preso após 18 dias

Agora, o trabalho da equipe da Defesa Civil é de monitoramento. Até porque o tempo na maior parte do estado ficou quente na manhã deste sábado, com muito sol e calor, se assemelhando mais ao verão que ao inverno.

Gabinete de Crise enumera principais registros

Gabinete de Crise seguirá ativado em SP após alerta climático. Imagem: Tânia Rêgo/Ag. Brasil
Gabinete de Crise seguirá ativado em SP após alerta climático. Imagem: Tânia Rêgo/Ag. Brasil

De acordo com os dados divulgados pelo Gabinete de Crise do governo paulista, quedas de árvores nas cidades de Ourinhos, no interior, Guarulhos, na Grande São Paulo, Caraguatatuba, no Litoral Norte, e Atibaia, na região de Campinas, foram as principais ocorrências no período. Outro relato foi um estabelecimento comercial em Vinhedo, na mesma região, que ficou destelhado por conta da força dos ventos.

Outra ocorrência foi a queda de um galho de árvore em uma casa de Cubatão, na Baixada Santista, e paralisações na balsa em Ilhabela, no Litoral Norte. Neste segundo evento, houve muitos transtornos para moradores da cidade e região, que não puderam embarcar durante alguns períodos.

No período de atenção, a Defesa Civil disse que enviou total de 28 alertas aos celulares dos moradores, na classificação de severos. Destes, 25 foram na quinta-feira e outros três na sexta.

Na oportunidade, os envios foram para 39 cidades do estado e ainda houve uma mensagem direta ao Litoral Sul e à Baixada Santista. Mas, também nada de grave aconteceu de fato.

Quem participa do gabinete

Esse Gabinete de Crise formado pelo governo do estado tem também representantes de vários órgãos, como concessionárias de gás, energia e água, além do DER (Departamento de Estradas de Rodagens), Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e demais agências estaduais regulatórias. Isso foi necessário após previsão de frente fria com ventos de até 100 km/h na quinta e na sexta-feira.

Com isso, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) também passou a monitorar o momento climático. Com esse alinhamento entre as entidades, a articulação de apoio à população fica mais ágil em casos de emergência. Então, o Gabinete de Crise forma uma espécie de plantão até o final do alerta criado.

🔍 Precisão editorial — Nosso compromisso é com a informação correta.
🔍
Reportar um Erro
Precisão editorial é nosso compromisso

Seu relatório é anônimo e ajuda a manter a qualidade editorial.

✦ Notícias — Esta reportagem, publicada hoje, é assinada por Marcos Eduardo Carvalho, editor-chefe do Diário Prime. Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do FolhaGo, Tecnotícias, Diário Prime e Olhar Automotivo Para acompanhar mais coberturas de Marcos Eduardo Carvalho, .

alerta climáticoCiclone bombaclimaGabinete de CriseSão Paulo
0 comentários

Participe da discussão sobre esta matéria. Sua opinião é importante.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário
Escolha um avatar:
Carregando...
Para Você
Para Você
Carregando...
Leia Também