Rosa do deserto com a folha necrosada? Entenda o que houve com a planta

Saiba o que está acontecendo com a sua planta

Goiânia, domingo, 17 de abril de 2022, por Ellen Alves. Se você descobriu uma rosa do deserto com a folha necrosada, esse artigo é para você. Você estava inspecionando suas plantas e descobriu que sua rosa do deserto está com as folhas necrosadas, com buracos e desfazendo? Entenda agora o motivo disso estar acontecendo, e como solucionar esse problema.

Gostou do assunto? Sendo assim, continue acompanhando a leitura que o Vida de Casa, do Diário Prime, preparou hoje. Diariamente, temos conteúdos incríveis para facilitar cuidar do seu jardim e suas plantas. Além disso, você é muito bem-vindo para conferir nosso conteúdo. Lembre-se de compartilhar o que aprendeu aqui, e também compartilhar as dicas.

Saiba mais: 4 dicas para iniciantes no cultivo de plantas: descubra os cuidados
Rosa do deserto com a folha necrosada
Eu aposto que você já viu isso em alguma de suas Rosas do Deserto. Todavia, trata-se de um ataque de FUNGOS! Necroses arredondadas são típicas desse tipo de contaminação.

Esse formato redondo e necrosado na folha se deve ao fato de que o esporo microscópico do fungo cai na superfície da folha e quando o ambiente está favorável (principalmente umidade). Além disso, ele germina ramificando as células do fungo radialmente, ou seja, partindo do centro para todos os lados.

A medida que o fungo cresce, ele libera enzimas na superfície da folha que quebram as moléculas do tecido vegetal em moléculas menores Sendo assim, faz com que o fungo consiga absorver e se alimentar.

Caso essa mancha chegue próximo a um galho de sua Rosa do Deserto, o fungo pode seguir se alimentando e causando o apodrecimento do galho. Além disso, pode ainda contaminar cáudex e raízes, levando à morte de sua Rosa do Deserto.

Para controle e prevenção, é fundamental a aplicação de fungicidas periodicamente, principalmente em períodos chuvosos. Existem diversas marcas no mercado, e você pode encontrá-los em lojas de jardinagem e floriculturas de sua preferência.

Confira mais: Plantas precisam só de água? Descubra agora todos os cuidados

Gostou do conteúdo? Sendo assim, deixe nos comentários deste artigo o que você achou das dicas e se foram úteis. Vamos deixar esse vídeo do canal “Everaldo RD rosas do deserto”, com mais informações de como cuidar da rosa do deserto com a folha necrosada e evitar o problema.

Leia mais: Brownie de chocolate e nutella: receita dessa sobremesa deliciosa

Comentários estão fechados.