Plantas Medicinais: 3 espécies que não podem faltar em sua casa

Plantas Medicinais como alecrim, hortelã e erva-doce crescem e desenvolvem bem em vasos

João Pessoa, segunda-feira, 14 de março – As Plantas Medicinais têm papel importante na saúde do povo brasileiro, são plantas que geralmente possuem em suas flores e folhas substâncias terapêuticas. De acordo com João Mathias da Revista Globo Rural, no ano de 2016, as plantas aromáticas possuem diversas substâncias que faz muito bem a saúde, por exemplo, o alecrim que ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Existe uma grande diversidade de plantas medicinais na natureza. Estas quando consumidas na forma de chás e infusões, podem aliviar sintomas como dor de cabeça, dores no estômago e retenção de líquido. Acompanhe essas e outras dicas no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime. Continue a leitura para descobrir como cultivar 3 plantas medicinais que não podem faltar na sua casa.

Veja também: bolo de fubá com goiabada: descubra essa receita gostosa e fácil de fazer.

Para cultivar plantas medicinais e aromáticas em casa é simples, pois a maioria delas se desenvolvem bem em vasos com terra de jardim, bem drenada. Portanto, a planta em vaso deve ser regada diariamente, até que à terra fique úmida. Além disso, manter o vaso em local arejada e bem iluminado é ideal para o bom desenvolvimento das plantas medicinais.
1- Alecrim
O alecrim é uma excelente planta para ser mantida em casa, principalmente na janela recebendo luz e ar, portanto, aromatizando naturalmente o interior da residência. Ainda, de acordo com Nathalie Ayres da UOL, 2021, o alecrim é uma planta que possui propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-infamatória.

Plantas Medicinais: 3 espécies que não podem faltar em sua casa. Reprodução: canva Plantas Medicinais: 3 espécies que não podem faltar em sua casa. Reprodução: canva

Para ter alecrim sempre fresco em casa, você pode plantar em vaso e manter na janela ou em um espaço em áreas externas como varada e jardim. O mais importante, é manter a planta sob as condições adequadas de luz, umidade, drenagem e livre de pragas e doenças. Além disso, você deve optar por consumir os ramos laterais, pois funcionará como uma poda, não interferindo no crescimento da planta.
2-Babosa
Já a Babosa, também conhecida como Aloe vera é uma das plantas medicinais mais rústica, pertence ao grupo das suculentas, por isso, é muito mais fácil de manter do que qualquer outra planta medicinal. A babosa é uma planta resistente, que não precisa ser regada diariamente, basta apenas uma rega por semana e ser mantida ao alcance da luz.

O uso da babosa deve ser preferencialmente externo, pois na pele traz a alívio a queimaduras, ameniza espinhas e hidrata a pele. Já nos cabelos, reduz caspa e oleosidade, e dá mais brilho e hidratação. Para usar o gel de babosa, você deve extrair a polpa da folha, mas antes deve deixar escorrer o líquido que surge logo após o corte desta.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: rede de descanso: inclua na decoração da sua casa e aproveite esse aconchego!
3-Hortelã
Hortelã é uma planta muito popular em meio as plantas medicinais, seu aroma e sabor marcante, fazem desta, uma planta muito consumida e apreciada, não apenas como medicinal, mas também em saladas e sucos refrescantes. Seu uso medicinal ocorre principalmente na forma de chás para amenizar sintomas de gripe, resfriados e tosse.

Portanto, para plantar em vaso, você pode enraizar um galho da planta, em um copo com água ou extrair um pedaço da planta com raiz e transferir para um vaso com terra. O ideal é usar terra vegetal, em um vaso de tamanho médio, com boa drenagem, suficientes para que essa planta se desenvolva bem.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: chá de hibisco: como preparar essa bebida de diversas formas.

Comentários estão fechados.