Plantar em vaso: tudo o que você deve saber antes de começar

Quem quer começar na jardinagem, precisa conferir este artigo sobre como plantar em vaso. Ele é essencial para o início da sua jornada verde.

Você quer começar na jardinagem? Então, confira o artigo de hoje. Nele, ensinaremos a plantar em vaso. São informações cruciais para quem quer começar a plantar. Não deixe para depois, aprenda hoje, quarta-feira, dia 9 de março de 2022, a deixar suas plantas felizes e saudáveis.

Mas me deixe fazer uma pergunta. Você gostaria de aprender mais sobre jardinagem? Porque aqui no blog Vida de Casa há vários artigos para te ajudar. São matérias para plantas pequenas e grandes, casa e apartamento. Do que precisar, há em nosso site. Confira mais.

Leia também: Descubra quais são os 8 incensos para ter em casa; Confira agora

O você deve saber para plantar em vaso
Abaixo, você confere mais de 10 conhecimentos importantíssimos sobre plantar em vaso. Parte deles nós trazemos em texto. E, outra parte deles, em vídeo, não gravado por nós, mas pelo excelentíssimo canal Minhas Plantas. Confira!

Confira também: Pós-treino: conheça os alimentos que ajudam a diminuir a dor muscular

Qual a ordem das camadas para plantar em vaso?
Independente do tipo de vaso, a ordem é sempre a mesma. De baixo para cima, você coloca uma camada de drenagem, uma manta de drenagem, a terra, a planta e a palha. Esse é o básico de cadas plantas. A drenagem é para aonde vai a água, por isso, sempre fica por último.
O que posso usar para drenagem e manta de drenagem?
Sua camada de drenagem pode ser feita com argila expandida, brita, pedras em geral ou bandeja de isopor picada. Porém, para a planta não expandir suas raízes até toda essa quantidade de água, você usará uma manta de drenagem. Ela impede o avanço da planta enquanto a água passa.

Existe a manta pronta, mas você pode usar outros materiais. Folhas de jornal e T.N.T (não tecido) são boas substituições. As folhas de jornal provavelmente durarão até as tramas das raízes ficarem prontas.
Preciso mesmo usar manta de drenagem?
Não. Mantas de drenagem nem sempre existiram, mas plantar em vaso… é algo que existe há milênios. Logo, como se separa a planta da camada de drenagem? Ora, a resposta é simples. Use uma camada grossa de areia.
Que tamanho eu uso de vaso para plantar?
Muitas pessoas usam vasos muito pequenos. Afinal, semente é pequena, né? Mas você deve considerar o tamanho final da planta. Porém, nada impede que você plante em vaso pequeno e depois transfira para um mais adequado. Estude a planta antes de comprá-la.
Posso colocar mais de uma planta no mesmo vaso?
Sim, pode. Plantas gostam de outras plantas. Elas ajudam no crescimento das outras, deixando-as mais fortes. No entanto, isso depende de você fazer um bom planejamento da plantação. Utilize um vaso com tamanho adequado.
Mais informações importantes para plantar em vaso
Depois de aprender as dicas acima, você ainda tem mais o que estudar. Abaixo, deixamos um vídeo do canal Minhas Plantas, que ensina mais dicas práticas e úteis para quem quer começar a plantar. Por isso, assista até o fim.

Também pode ser útil: Limpeza de pele com fubá: aprenda receitas para deixar seu rosto impecável

Comentários estão fechados.