Monguba: como plantar o fruto-tendência de 2022 no seu jardim

A monguba vira diversos alimentos que você vai adorar. Aprenda hoje a plantar e cuidar de monguba. É fácil, se você seguir este tutorial.

Também conhecida como cacau-selvagem, anguba, mamorana, munguba, e castanha-do-maranhão, a monguba é um fruto delicioso. Ela vira diversos alimentos que você vai adorar. Aprenda hoje, dia 11 de março de 2022, sexta-feira, a plantar e cuidar de monguba. É fácil, se você seguir este passo a passo.

Plantar monguba é fácil. Na verdade, uma das plantas mais fáceis que já mostramos aqui no blog Vida de Casa. Se você quiser se desafiar com algo mais difícil, confira nossos outros artigos. Se seu objetivo for ter frutos em casa, também temos matérias para você. Confira o blog!

Confira também: Dieta das frutas: conheça seus benefícios e malefícios para a saúde
Plantando monguba em apenas 4 etapas
Se você seguir as nossas instruções, sua monguba crescerá firme e forte. Não é muito difícil e, se precisar de informações extras, assista ao vídeo no final do artigo. Afinal, ele complementa muito bem o que trouxemos aqui, na matéria escrita.

Leia também: Costelinha suína com vinho e barbecue: receita fácil e super elegante
Primeira etapa de como plantar monguba
A muda ou as sementes de monguba devem ser colocadas em vasos grandes. Assim, ela pode crescer com folga. Com o tempo, você pode precisar transplantar. Ela vira uma bela árvore que pede bastante espaço. Mas há técnicas para transformá-la em bonsai.

Esse vaso deve ter metade terra e metade areia de jardim. E você deve colocar uma mistura de solo bem nutrida, para que fique feliz e viva. Ah, e se você quiser que ela cresça bem, permita que receba luz solar parcial diretamente, por muitas horas.

Ela prospera em temperaturas moderadas. Enquanto estiver em vaso, leve para dentro de casa sempre que a temperatura cair para baixo de 7,5 °C. Porém, se ela já estiver plantada do lado de fora, tente colocar outras árvores para fazer sombra.
Segunda etapa
O pé de monguba deve ser regado diariamente e não pode ficar seco em nenhuma parte. Essa planta gosta de estar constantemente úmida. Porém, o limite entre bastante água e encharcar é tênue. Esguiche água com frequência ou use bandeja de seixos molhados.
Terceira etapa
Se você quiser que a monguba cresça de forma saudável, faça a poda regularmente. Ramos muito finos ou com folhas caindo devem ser retirados. Assim, ela não perde energia com partes que não são saudáveis. Mas você pode usar as partes retiradas como matéria orgânica para adubo.
Quarta etapa, sobre cuidados com a monguba
Cuide da monguba bem de perto. Afinal, ela atrai muitas pragas como cochonilhas e pulgões. E eles atacam e até matar depois de estragar suas folhas e galhos. No entanto, há várias formas de controle biológico para protege-la. E borrifá-la com mistura metade água, metade álcool, também ajuda.
Se deliciando com a sua monguba
A monguba, também conhecida como cacau-selvagem, é uma aliada muito gostosa do veganismo. Assim, trouxemos abaixo a receita para transformar esse fruto em requeijão ou “nutela” veganos. Se trata de um vídeo do canal “Ô lá em casa Siô!” e a receita é deliciosa. Então, assista até o fim.

Gostou? Então confira também: Aprenda como lavar pincéis de maquiagem de uma forma prática e rápida

Comentários estão fechados.